terça-feira, 2 de outubro de 2012

Jogos matemáticos na Educação Infantil em Narandiba - SP


Nosso trabalho começou com a exploração dos jogos e a comparação do disposto no eixo de matemática do material didático adotado pela Rede Municipal de Ensino.

Uma questão de avaliação para composição do rol de possibilidades, assim ampliamos atividades e sequencias didáticas.



Construímos nossas propostas e elaboramos os cartazes para aplicação da rotina, assim as crianças poderão acompanhar por meio de ícones o que acontecerá durante o dia de aula. 

Os recursos que podemos utilizar são bem variados, pois a lousa, o cartaz, o flanelógrafo e outros itens são muito bem-vindos.



O importante é encaminhar as estratégias de forma que a prática fique produtiva, pois as crianças acompanharão e desenvolverão novas habilidades.

Tratamos de avaliação por competências e da ampliação do relatório de observação com fichas que as Professoras já utilizam, desta forma, tudo que for trabalhado será avaliado.



As apresentações como nos tempos do magistério nos deram a ideia clara dos objetivos que trabalhos  em cada equipe.

Isso é muito importante em reuniões pedagógicas, pois fundamenta e explica a prática programada.


Novas possibilidades de ampliação com o tangram e blocos lógicos que partiram do disposto no material didático.



Todos os apoios podem e devem contemplar uma boa aula, sempre!

Hoje nossos dispositivos didáticos estão ampliados pela quantidade de recursos que temos, e quando não estiverem, nós criaremos como nos tempos do magistério!


Temos o livro, os jogos, os cartazes, o projetor, o computador e o mais importante nossa criatividade e capacidade de adaptar.

Agradeço a excelente equipe pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Narandiba, que como sempre, mostrou muito empenho e capacidade na hora de pensar e fazer!

Boas construções!


Nenhum comentário:

Postar um comentário