domingo, 7 de outubro de 2012

Matéria para educadores - Ética e Política nas eleições por Renato Janine Ribeiro

Caros Professores,

Indico o artigo do Professor Renato Janine Ribeiro publicado na revista Filosofia, pois temos mesmo que exercer a cidadania por meio do voto.

Trata-se de um canal para a não aceitação do "mal" quando olhamos da forma que decidimos qual  lado  apoiar. Pois bem, para educadores isso deve ser neutro no sentido público ao mesmo tempo que devemos abordar esse exercício com nossos alunos.

O saber opinar também deve ser adquirido (desenvolvido) de maneira introspectiva. Assim, como não podemos sair divulgando nosso voto, simplesmente porque somos referência e certamente esse não é nosso papel - influenciar em quem votar. 

Queremos e precisamos desenvolver o como votar, como avaliar e a consciência da importância desse ato para o futuro.

Retomando o artigo do professor: os fatos históricos de nossa recente politicagem nacional lembram da falta de poder que tínhamos durante as ditaduras e a desigualdade social. Isso está mudando e o voto é um importante aliado para mudarmos sempre, e para melhor!

Projetos e momentos de exercícios regados de conteúdos (Conceituais, atitudinais e procedimentais) podem e devem fazer parte de nossos projetos escolares.

O Colégio Presidente Médici no Mato Grosso desenvolve um projeto que devemos tomar como exemplo, pois mobiliza os alunos com conceitos e ações para desenvolvimento desse conteúdo:


Nosso papel sempre será o de preparar para o futuro, lembrando das teorias dos pensadores de ontem e de hoje, como a formação do "Sujeito Cósmico" de Montessori.

Vocês poderão acessar o conteúdo do portal da revista "Filosofia" e o site do Professor Renato.

Bons momentos de cidadania com seus alunos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário