domingo, 28 de outubro de 2012

Dia Nacional do Livro - Leia, conte e faça histórias!


Caros Professores,

Dia 29 de outubro  comemoramos o "Dia Nacional do Livro"!

Uma data que nós educadores não podemos deixar de valorizar, pois  desejamos  que nossos alunos desenvolvam a leitura por fruição - ler pelo prazer de ler.

Inúmeros trabalhos são desenvolvidos em sala de aula para o desenvolvimento de hábitos de leitura e nesta semana destacarei alguns vindos da Educação Infantil, pois sabemos que os exemplos e as vivencias que as crianças acessam são a base para a prática dessa cultura em suas demais fases da vida.


Publicarei esse selo para identificarmos agora e no futuro os exemplos e os trabalhos que desenvolvemos. Se você já esteve conosco em sala em alguma das blogoficinas certamente se lembrará do quanto trabalhamos para melhorarmos nossa prática, sempre por meio da troca e de boas risadas.

Portanto, neste primeiro momento destacarei um roteiro com temas das blogoficinas que contribuem para o desenvolvimento dos hábitos de leitura:



Na blogoficina "O teatro Azul" vocês encontrarão várias seções para o trabalho com a arte de contar histórias.
Por favor, contem e desenvolvam essa prática com os alunos, permita que eles publiquem o que leram e o que criaram, por meio dos momentos de contação de histórias.


Contando para adolescentes é uma versão para este público que também necessita desses momentos lúdicos, mas para isso precisamos mudar a roupagem da temática.
Temos que encontrar caminhos para textos e exercícios que encantem os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais.


Histórias e os temas que podemos explorar, além da tecnologia utilizada nos processos.
Acessem as páginas do blog e viagem pelo rol de possibilidades!


O Projeto "Tela Digital" que cria histórias a partir de desenhos em tablets e nos permite uma gama considerável de abordagens interdisciplinares.



Movimento e histórias, pois a psicomotricidade é parte primordial em processos de leitura e publicações.
Acreditem, história é puro movimento!


Dinâmicas de teatro para que as publicações das histórias que criaram e leram seja ainda mais atraente.


Por fim, o Projeto "Ler, escrever e publicar" que tratará de todas as etapas para desenvolvermos a leitura e a produção de nossos alunos.

Claro que teremos muito trabalho, mas tudo vale muito quando pensamos nos resultados que certamente virão!

Talvez o maior bem que um professor pode ajudar seu aluno a desenvolver seja a capacidade de descobrir o mundo, e a leitura também dá acesso as descobertas!

Boas leituras e ótimas publicações!






Nenhum comentário:

Postar um comentário