sexta-feira, 25 de maio de 2012

Texto e tecnologia - Reunião de Professores em Pitangueiras - PR

Caros,

Estive reunido com os Professores da Rede Municipal de Ensino de Pitangueiras no Paraná.

A equipe pedagógica como sempre muito comprometida executou de forma exemplar o projeto de construção de textos.
Iniciamos com o estudo dos requisitos para a leitura por fruição e o desenvolvimento da competência leitora.
Vocês poderão acessar aos slides das apresentações no tópico "Tipos Textuais" das blogoficinas.


Os gêneros de cada tipo textual foram discutidos e trabalhos por meio de dinâmicas para vivenciarmos sua utilização no dia a dia. Discutimos a importância dos modelos nos processos de comunicação direta e mediada.
Nosso foco em argumentação foi indicado pelo percentual de aproveitamento dos alunos, com base nos resultados do software Avalia do Grupo Santillana.
Partimos do material do Sistema Uno de Ensino para escolher os textos argumentativos presentes nas diversas áreas do conhecimento, e decidimos retirar nossas ideias do material de Ciências.
A proposta foi de ampliar e criar novas possibilidades de confecção de textos em projetos com os alunos. 


A pesquisa era obrigatória para aquisição de informações sobre o assunto, e a checagem das fontes com teor epistemológico dos produtos encontrados. Pesquisamos na biblioteca da escola e na rede (internet).
Foram horas de trabalho para composição dos textos e das apresentações, pois o projeto não era apenas para composição de textos escritos:

a) Composição dos textos em equipe (Escrito e apresentação oral);
b) Preparação de cartazes, folhetos e informativos;
c) Apresentação dos trabalhos em público;
d) Colagem do material no pátio, para leitura nos intervalos,
e) Publicação da matéria no blog.

Publicar é sem dúvida um estímulo aos alunos e foi também aos professores, pois quando mostraremos nossa produção ao público todos os cuidados aumentam.
O exemplo dos computadores que foram parar até dentro da sala de aula, com cabo de internet puxado da secretária. As soluções aparecem devido ao grau de entusiasmo e não por obrigação em fazer.
Isso é uma questão de cultura e hábito que as professoras já desenvolveram em outras ocasiões, realmente um exemplo!

Os momentos de apresentação revelaram temas e ideias muito produtivas, todas muito necessárias na aquisição de valores também:

1. A importância do uso de filtro solar: por que e como se proteger;
2. Preservação dos animais silvestres;
3. O lixo e as ações que são necessárias em nosso dia a dia;
4. Poluição sonora e visual: qual o nosso papel para melhorar.


Os alunos tiveram uma surpresa no dia seguinte, pois os trabalhos de seus professores estavam expostos no pátio da escola.
Certamente que os professores viram a curiosidade dos alunos e receberam os comentários dos pequenos leitores!

Publiquei está matéria no rol de reuniões "ON - Novas Tecnologias" e vocês poderão conhecer outras reuniões que unem recursos e práticas para o aprender a aprender com significado.



Aproveitem e verifiquem se sabem utilizar todos os comandos de pesquisa no Google.



Nenhum comentário:

Postar um comentário