sexta-feira, 25 de maio de 2012

Musicando

Aprender a aprender exige desenvolvimento de habilidades!


A música e a história estão ligadas ao imaginário e as sensações que a criança busca por meio de novas experiências.
Quando observamos o trabalho dos contadores de histórias, notamos que quase sempre há uma música para marcar uma passagem ou descrever uma personagem.
Geralmente nossas relações com a musicalidade são breves. pois em nossa escola (tempos passados) ela não era muito privilegiada. Estou errado?
Portanto, há necessidade de nos desenvolvermos em relação ao aprender a cantar, dançar e tocar, e até mesmo de vivenciarmos os prazeres desse processo.
A sugestão de explorar as dicas e recursos dispostos nessa publicação e compor um workshop para o desenvolvimento a partir de nossas habilidades atuais.
Lembrando que competências não se constroem, elas são desenvolvidas por meio de novas situações:

a) Leitura e boas sugestões para sala de aula :

Clique no link para ler ou baixar a revista


b) Vídeos da contadores de histórias:

Sugestão: Assista aos vídeos e decore as músicas, em seguida escolha um instrumento musical (pandeiro, chocalho, apito etc.) e cante em frente ao espelho.
Deixe a vergonha de lado, pois você estará sozinho mesmo!
Quando achar que ficou legal, mostre para alguém que confie e peça opinião do que pode melhorar.
A única maneira de desenvolver-se é praticando!


c) Dinâmicas:

Pratique dinâmicas que envolvam música e ensaie com os alunos os passos, inclusive em contação de histórias.
As crianças precisam ouvir várias vezes a mesma história para interiorizar as cenas. Quando contamos algo, nós vemos as cenas em nossa mente ao mesmo tempo que falamos, por isso, a criança gosta e pede para contarmos novamente, e novamente...
Neste caso, as músicas tornam o processo mais dinâmico e prazeroso.

- Exercícios de teatro:

"Tac tic tac, tic tac, po pofe" 

Cante e marque o ritmo com os alunos em roda.
Após o aquecimento e aquisição da música, separe-os em duplas e solicite que um crie movimentos no ritmo da música e o outro copie.
Aumente cada grupo de duplas para trios e assim por diante, até todos realizarem o movimento que apenas um inventa.

D) Reuniões Pedagógicas

Sempre aprendemos em reuniões e oficinas, pois são workshops que permitem a troca e os caminhos da comunicação direta.
Mesmo que exitam os que falem que já sabiam, ou que ouviram piadas etc. 
Saímos com novas possibilidades de estudo e de uso do que vimos nos momentos de troca.
Aproveitem estes momentos!


- Algumas das oficinas de contação de histórias que realizei:

Guaratinguetá - SP

Leia a matéria completa na página "Musicando" em O Teatro Azul.






Nenhum comentário:

Postar um comentário