segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Filme e livro para educadores 5

Caros Professores,


A cultura do mundo digital também cai bem, ou quase sempre, com o trivial. Uma comparação é a famosa pipoca com cinema, que em nossos tempos pode ser a pipoca com um filme do Netflix no Iped.

Costumo estudar e me divertir ao mesmo tempo, e isso é possível para quem gosta de arte para refletir, e os filmes são um canal de reflexão. Principalmente os temas que retratam os problemas sociais.

Deus da Carnificina

Sinopse:


Em Nova York, o casal Nancy e Alan Cowan (Kate Winslet e Christoph Waltz) vai até a casa de Penelope (Jodie Foster) e Michael (John C. Reilly). O motivo do encontro: o filho do primeiro casal agrediu o filho do segundo. Eles tentam resolver o assunto dentro das normas da educação e civilidade, mas, aos poucos, cada um perde o controle diante da situação.

O quarteto é composto de personalidades muito diferentes: Kate Winslet interpreta Nancy Cowan, mulher acostumada à elegância e à cordialidade, tendo sempre que se desculpar pelo comportamento inadequado de seu cínico marido, Alan Cowan, interpretado por Christopher Waltz. O outro casal é composto por Michael Longstreet (John C. Reilly), um homem acostumado à imagem de bondoso, mas que esconde um temperamento mais forte do que se esperava, e Penélope Longstreet (Jodie Foster), uma mulher guiada por rígidos princípios morais. Então a luta psicológica começa...



O foco pedagógico na obra que é um texto teatral se dá com o conflito dos pais, que não sabem lidar com as atitudes dos filhos, mas tentam!

Podemos perceber a importância de ajuda profissional nestas horas, pois ao longo da trama o paternalismo fica mais evidente e a razão se mistura as emoções.

Gostei das observações que revelam que os pais também possuem momentos de desequilíbrio e falta de ética e moral.


Trailer Oficial

http://www.youtube.com/watch?v=yXETCYsqidg - Link para o filme completo.

Após assistir ao filme indico a leitura do livro "Bullying - Mentes perigosas na escola" de Ana Beatriz Barbosa Silva - Publicação da Editora Fontanar.


Uma importante leitura para entendermos os caminhos da violência e como ela pode caracterizar o bullying, pois nem todo conflito pode ser considerado como um ato de bullying.

Depois se puder amplie suas possibilidades para o trabalho com a blogoficina "Slice Cine TV" e edite filmes para o trabalho com cenas, inclusive em reuniões de pais.

Estou preparando a blogoficina "Bullying Cine TV" que deve ficar pronta em janeiro de 2013, se quiserem também podem olhar o material provisório.


Há o top 10 dos filmes para trabalharmos com a temática me nosso processo de formação.

Friso que as obras indicadas são próprias para maiores de 18 anos. 
Portanto, qualquer exibição para alunos deverá passar por aprovação dos responsáveis e de toda a equipe pedagógica da escola.

Abraços e boa pipoca!


Nenhum comentário:

Postar um comentário