terça-feira, 21 de agosto de 2012

Seminário de Educação em Bariri - SP

Caros Professores,

Agradeço pela oportunidade de participar do Seminário de Educação da Secretaria Municipal de Educação de Bariri - SP.


Trabalhamos os caminhos dos recursos tecnológicos no ambiente escolar e suas aplicações benéficas quando alinhadas aos objetivos dos cursos e de seus conteúdos (Atitudinais, procedimentais e conceituais.)


Ao contrário do que muitos desinformados dizem, os momentos didáticos devem ser gostosos quando temos possibilidades de aliá-los aos objetivos. 
A dinâmica do Psicoploc, por exemplo, mostrou a edição de áudio em MP3, o movimento que pode e deve acontecer em sala de aula, a seleção adequada de músicas para cada grupo de alunos e como interagir com os alunos para que se aproximem do professor.



O laboratório de informática virou uma pista de dança, com o propósito de mostrar que tecnologia no mundo de hoje é um recurso também de criação e contextualização. Quem protagoniza são os professores e os alunos.

Existem links nos textos abaixo que direcionaram aos estudos que tratamos no encontro:


Discutimos os caminhos e possibilidades didáticas e o uso consciente dos recursos, pois há necessidade de informar aos alunos que tecnologia também deve ter limites.



Pesquisamos no Google com comandos que você poderá aprender acessando ao estudo e verificamos que podemos ganhar tempo e caminhar para resultados que contemplem textos epistemológicos.



Refletimos sobre a blogsfera e suas possibilidades de troca entre professores e seus usos nas publicações e projetos com os alunos.


Por fim, estudamos o mundo dos filmes: classificação, edição e possibilidades de contemplação em sala de aula.

Os Professores opinaram nas fichas de avaliação sobre cursos práticos que gostarão de participar e teremos esses momentos nos próximos encontros.
Nossa próxima etapa será criar o que vimos para caminharmos em direção ao Professor que desenvolve conteúdos.

Bons estudos e ótimas criações!


Nenhum comentário:

Postar um comentário