terça-feira, 7 de agosto de 2012

Aula-passeio e o virtual - Reunião Pedagógica em Narandiba - SP



Vídeo de abertura

Você sabe como se planta berinjela?
Realizamos um projeto de aula-passeio e culinária com as Professoras da Rede Municipal de Narandiba - SP.
Um exemplo de dedicação e entusiasmo para construir novos caminhos e aproveitar o que já vivenciamos no ambiente escolar.


A proposta do estudo foi agendada com antecedência e dividimos em teoria e prática:

1. Agendamento da aula-passeio - um grupo ficou responsável por selecionar um sítio para visitarmos e programar o roteiro do passeio;


O momento do passeio foi muito produtivo, pois conhecemos inúmeras árvores frutíferas, canteiros de legumes e verduras, animais e plantas medicinais.


Pegamos, cheiramos, experimentamos e vimos como o cuidado é importante para a produção de alimentos saudáveis e muito saborosos.


O importante foi trabalhar o desenvolvimento dos sentidos e a conscientização da educação alimentar desde o cuidado com os alimentos,  e nossas escolhas de dieta.

A família de uma das professoras cuida deste sítio com muito carinho, isso também serviu de exemplo e servirá muito aos alunos, pois tudo o que é feito com carinho nos passa importância.


2. Culinária - um grupo selecionou a receita e programou (planejou) como realizar está atividade com as crianças envolvendo o contexto do curso;


A seleção das frutas, o tipo textual injunção, a higienização, o trabalho coletivo, os movimentos finos e amplos, os sentidos, entre outro aspectos.
Claro que o carinho das Professoras em relação ao projeto significou o sucesso desta deliciosa salada de frutas. 
Tivemos frutas da localidade e outras que não exitem ali, como damasco.


Uma refeição e tanto mas antes:

3. A importância do desenvolvimento das questões do movimento e o corpo que aprende;


Estudamos psicomotricidade e desenvolvemos exercícios com movimentos em sala de aula.


Os trabalhos com movimento, a organização dos brinquedos, a socialização e as regras.

Vocês poderão acessar ao estudo na página das blogoficinas.

4. A continuação do estudo com Freinet e suas formas de pensar o desenvolvimento da criança no ambiente escolar;


A fundamentação dos projetos é primordial para o sucesso na aplicação na escola, pois conseguiremos justificar a prática, saber os objetivos que desejamos alcançar e avaliar se foram atingidos.


Freinet não idealizou apenas a aula-passeio!
São inúmeros dispositivos didáticos que podemos utilizar hoje, pois são atemporais.


Conheça um pouco mais sobre o educador e as práticas que podemos utilizar na página das blogoficinas.

5. O mundo virtual que oferece passeios diferentes.


Passeios virtuais são recursos importantes aos alunos de hoje, pois estão acostumados a navegar pela rede.
Também é uma importante fonte de informação e interação de assuntos direcionados, ou seja, nestes passeios são os professores que mediarão por onde navegar.
Podemos estabelecer links por meio de hipertextos,  apresentar diretamente em sala  ou criar novas possibilidades de utilização.



Como sempre o importante será o atingimento dos objetivos do curso:

1. Para que?
2. Como?
3. Quando?
4. Deu certo?

O pensar é mais importante que o agir, pois se não há filosofia certamente perdeu a serventia!

O estudo completo está disponibilizado na temática "Aula-passeio e o virtual" na página das blogoficinas.
Espero que me indiquem novos passeios e mostrem projetos com seus professores e alunos!

Boas viagens!


Nenhum comentário:

Postar um comentário