sábado, 14 de julho de 2012

Seminário de Educação em Santo Anastácio - SP


A Secretaria de Educação de Santo Anastácio realizou com apoio do Sistema UNO Público o Seminário de Educação divido em três dias de trabalho.

Agradeço pela oportunidade de conviver com profissionais dedicados que mostraram muito talento e carinho pela educação.


O primeiro dia contou com a participação das famílias e dos educadores da Rede.

Os gestores abriram o evento destacando a importância de uma escola aberta aos atores das comunidades e das parcerias na tarefa de educar. 


Realizei palestra aos presentes tratando do tema "Educar, criar e viver", destacamos os fundamentos das famílias atuais e dos pressupostos entre a parceira necessária envolvendo a escola também.

Vocês podem acessar ao conteúdo da palestra na página das blogoficinas.


Destacamos a importância das parcerias adotadas pelo Município e a evolução dos recursos que o interior de São Paulo vem proporcionando nas redes municipais de educação.


Nosso primeiro dia foi marcado pela presença de autoridades, pais, professores, gestores e parceiros.

Movimento necessário para que as ações educacionais possam acontecer e melhorar a qualidade, sempre.


Uma festa em sala de aula com psicomotricidade e PSICOPLOC!

A teoria vivenciada de maneira lúdica e adequada aos professores, que posteriormente adequaram aos seus alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.


Sorrir para trabalhar o eixo: movimento e desenvolvimento do convívio!


Vocês podem acessar ao conteúdo da oficina na página da blogoficina.

A dinâmica do psicoploc será publicada em uma postagem neste blog.


Nossa manhã seguiu com o trabalho prático e a primeira tarefa foi a de nos dividirmos em grupos, selecionarmos os brinquedos, instrumentos musicais, jogos e literatura para nossa atividade com movimento.



Um momento de explorar e identificar possibilidades para aplicação com os alunos, mas sempre de felicidade e novos desafios.


Explorar possibilidades também significa o movimento de criar e dividir as ideias em equipe.


Jogos e brinquedos resgatados do cotidiano para aplicação nos projetos.


As marionetes e as histórias que podem ganhar movimento com a gente.


O momento de conhecer os instrumentos musicais e suas possibilidades, sem preocupação inicial em tocá-los corretamente.


Os momentos primordiais de encaixar o movimento dentro dos conteúdos dos cursos, com planejamento e função didática.

Encerramos a manhã do segundo dia com a tarefa de elaborar apresentação para um seminário no terceiro dia.


Os trabalhos da tarde foram conduzidos pelo Professor Leonardo Azevedo que trabalhou com experimentos científicos.

Sugestões muito interessantes que despertaram o interesse, pois podem ser aplicadas em sala de aula e envolvem materiais de baixo custo.


Um prato com leite, tinta e detergente!


As cores se misturam por conta do detergente que reage e quebra a gordura do leite integral.

Tudo mostrado de maneira lúdica e muito instrutiva.


Iniciamos o terceiro dia com a apresentação dos projetos de cada grupo.

Um circuito trabalhando jogos cooperativos e competitivos foi apresentado pelo primeiro grupo que abordou questões motoras de maneira lúdica e muito divertida.


Bambolês para direcionar direita e esquerda, a prova que podemos adaptar e criar novos jogos, inclusive com a participação direta dos alunos.


Adaptação e novos recursos, as petes servem para várias funções, inclusive para coordenação motora ampla e fina.



Você já jogou boliche com estilingue?


Movimentando o corpo inteiro em equipe!


Uma dança com fitas que trabalha a matemática e a música.


As minhocas dançam, cantam e contam!




O segundo grupo apresentou a história do Boi e resgatou pontos do folclore com música e teatro.



O boi e seu guardião, além do desejo de sua esposa de comer uma língua de boi!



Uma decisão difícil! 


O curandeiro que tenta ajudar o boi!


O terceiro grupo abordou a música e os movimento em equipe.



Partindo de cantigas retiradas do material didático e transformando o pátio em uma banda que brinca de estátua, além de tocar instrumentos musicais.


O café, a vovó e o Brasil!


Uma mistura que deu liga e nos ensinou novas possibilidades.


O quarto grupo trouxa a Chapeuzinho Vermelho e resgatou um clássico das narrativas literárias com muito humor e movimento.



Uma menina que descobre que o perigo está onde menos se espera.


Encontro o lobo e descobre que ele também tem medo. 

Uma cobra assusta o lobo.


A vovó percebe que sua netinha está demorando e liga para ela de seu celular.



Movimentar, ler e reinventar! 


Na tarde do terceiro dia os professores assistiram os vídeos de Marta Khol tratando de filogênese, ontogênese, micro-gênese e sócio-gênese.

Vocês podem acessar aos vídeos no canal youtube da blogoficina

Os professores também confeccionaram os projetos que serão distribuídos aos participantes do seminário. 


Brincar é bom!
Brincar é o eixo norteador da Educação Infantil!
Brincar nos serve para toda a vida!
Brincando aprendemos, basta planejar antes!

Agradeço a oportunidade de poder conhecer pessoas criativas, comprometidas e muito inteligentes!


Nenhum comentário:

Postar um comentário