terça-feira, 17 de julho de 2012

Dinâmica do Psicoploc


Está dinâmica auxilia na desinibição dos professores por conta da atividade em equipe. Classificada como cooperativa, pois não há intenção de competição.

Sempre falamos em aulas atrativas com jogos e atividades lúdicas, mas nos esquecemos das vivências que auxiliam na interiorização dos significados.

Pois bem, para entendermos ou nos aproximarmos das sensações de nossos alunos necessitamos de atividades que nos divirtam e ensinem.

A Psicoploc causa essas sensações, pois é uma atividade para o professor e não para o aluno, ou seja, ela forma o adulto.

Caso o professor queira levar o exercício para sua sala de aula, deverá trocar as músicas, suavizar os movimentos e certamente justificar os objetivos da utilização no curso.

Concluindo, fica muito mais eficiente aplicar a teoria e vivenciá-la em uma dinâmica, pois só a teoria não sensibiliza o professor para os conteúdos procedimentais tratados com a psicomotricidade.

Dinâmica:

Nos anos 70, 80 e 90 os professores de hoje eram crianças e adolescentes. 
Claro que existem músicas que marcaram essa época, então nosso primeiro objetivo é causar uma sensação de significado: no caso voltar ao passado.
As festas "PLOC" são justamente baseadas nessa temática e nessas épocas.

1. Solicite que os participantes formem duplas;
2. Deverão ficar de costas um para o outro;
3. Peça que encaixem o bumbum ou se julgar inapropriado as costas também servem;



4. Oriente-os sobre os comandos do que será pedido em cada música.

Ouça a nossa seleção nacional, que você poderá alterar ou criar seu próprio vídeo com músicas preparadas para seus professores.


Assista em tela cheia no canal youtube: http://www.youtube.com/watch?v=vDTEXdm2Wyc&feature=relmfu


Sugestão de movimentos:


a) Música 1 - livre;
b) Música 2 - Movimentos para girar pelo espaço;
c) Música 3 - Quadril e para baixo;
d) Música 4 - Ritmo de hoje;
d) Música 5 - Pulos, mãos, pés e expressão facial;
e) Música 6 - Teatralização e canto;
f) Música 7 - Livre para encerramento.


Aproveite para discutir sobre ética no ambiente escolar e do partir do "EU" para o mundo.
Pergunte sobre as músicas que os alunos ouvem nos dias atuais e solicite uma lista de músicas que podem ser reproduzidas no ambiente escolar.
Isso formará um rol de opções que não fique inadequado. 
Deixe claro que a coordenação e a direção devem aprovar o exercício e caso necessário os familiares também.

Nosso objetivo é o trabalho na formação continuada do professor e a vivência de um momento lúdico.


Psicoploc internacional: Uma versão para movimentos mais clássico e também diversificados.
Aproveite e determine os movimentos com sua turma. Permita que eles definam os movimentos de cada música.






Para baixar os vídeos: utilize um programa para baixar vídeos do youtube.
Caso não tenha nenhum programa: http://www.baixaki.com.br/download/atube-catcher.htm
Siga as instruções descritas na página para utilização do "a Tube Catcher".


Depoimentos de professores que participaram da dinâmica:

"A capacitação foi de muito proveito pelo fato de ser dinâmica e de ficarmos bem à vontade."

Magda –SP 

"O curso foi muito esclarecedor, divertido e abrangente."

Magda – SP

"Que o formador continue vindo para as oficinas. Gostei Muito!"

Santo Anastácio – SP

"Que ocorram mais palestras e oficinas como estas. As oficinas e a palestra foram interessantes e ampliaram nosso conhecimento."

 Santo Anastácio – SP

"Continuação dos temas abordados que venham ao encontro de nossa necessidade de crescimento profissional. Excelente! Ótimo palestrante e domínio do conteúdo a ser transmitido."

Santo Anastácio – SP

"Adorei esse professor, gostaria que voltasse outras vezes, pois foi bem dinâmico."

Águas da Prata – SP

"Histórias, qualquer assunto sendo você conduzindo. Adorei!"
 Águas da Prata – SP

"O professor mostrou domínio do conteúdo, nos proporcionou mais conhecimento e expandiu nossas ideias. Os conteúdos serão aplicados com os alunos e tenham a certeza que os mesmos vão adorar."

 Magda – SP

Boa festa PLOC!



Nenhum comentário:

Postar um comentário