quarta-feira, 7 de março de 2012

Sobre ideias de competências - Palestra

Caros Professores,

Estive hoje em Barra Bonita - SP trabalhando com os professores da Rede Municipal de Ensino o tema Habilidades e Competências.


O material dos slides está disponível na integra na página "Blogoficinas - Links e Resumos", como sempre oportunizo em cada palestra que realizo.

Foi ótimo poder refletir e praticar com professores um pouco desta temática que reflete a ação e o motivo da ação, além do conhecimento prévio para poder realizá-la.



Sabemos que a escola do passado sempre proporcionou o desenvolvimento de habilidades, porém os níveis básico e operacional eram os mais privilegiados.  O opinar, o criticar e o transferir pouco eram solicitados nos comandos dos exercícios solicitados por nossos professores.

Não existe culpa, sempre observamos que os professores fazem o melhor para sua época e já aprendemos que o saber pedagógico evolui. Novos estudos e práticas são incorporados ao dia a dia da prática pedagógica e cabe também ao professor, ir em busca de novas fontes de conhecimento.



A vida é feita de competências que adquirimos também na escola, que por sua vez deve ser permeada pelo saber escolar, ou seja, os conteúdos de cada área de conhecimento.



A comunidade escolar e a importância no desenvolvimento de habilidades, na aquisição de conhecimentos e no tratamento dos valores que formam seres competentes em várias áreas e assuntos.


Um exercício para entendermos como os comandos são importantes para direcionarmos a habilidade que desejamos desenvolver.


Acessando o link vocês poderão baixar ou ler os slides na sequência da palestra.





Nenhum comentário:

Postar um comentário