quarta-feira, 27 de maio de 2015

Relação da Matemática Pública com o Café e o Laptop - O que valem para o escambo?


As informações acerca da balança comercial brasileira vivem apontando o déficit dos valores do que vendemos em relação aos produtos que compramos. Com a alta da moeda americana, alguns agricultores comemoram suas exportações, o que é bom para o produtor, mas o consumidor continua pagando caro pelo produto nacional e pelo importado, uma vez que, nossa nação paga em Dollar.

Nossa proposta de formação de Matemática Pública (aquela que se usa no dia a dia) começa com a investigação da carga tributária que pagamos em relação aos produtos que consumimos, pois além da inversão de valores que o produto industrializado tem em relação ao produto cultivado no campo (fatores favoráveis estabelecidos sem análise por sociedades industrializadas), temos a carga absurda imposta pelos governantes que nós mesmo elegemos, os quais, fazem muito pouco, ou nada, para mudar este cenário.

Quanto se paga de pedágio (imposto):

- Calça Jeans - 38,53%
- Café - 19,98%
- Computador de até R$ 3000,00 - 24,30%
- Gasolina - 53,03%
- Livros 15,52% 

 Por que escrevi pedágio? Porque se você não pagar o imposto é impedido de ter o produto, mesmo quando são de necessidade básica para estudo, sobrevivência ou transporte da produção (este outro problema da incoerência de nossas decisões de quem será o governo). 

Problematizar com as crianças estas situações pode contribuir para a formação critica e principalmente desenvolver habilidades de investigação e novos olhares para situações da vida.

Voltando ao nosso estudo: Se pagamos Imposto de Renda (IR), por que temos que pagar esta carga absurda para os produtos que consumimos e por fim, para onde vai esse dinheiro? O que é feito com ele? O governo justifica cada gasto em relação ao arrecadado em cada fonte de impostos? 

A prática pode vir por meio de simulações: Se eu possuo R$ 1000,00 que poupei para estudar e necessito de um computador, livros, de alimentação e vestimenta o que eu conseguiria com e sem a carga de tributos. Além disso, o quanto já paguei de imposto, ou meu responsável já pagou?

Ou melhor, pode vir com inserida em um projeto real da turma, com aquisições de materiais para publicação, aulas-passeio e outras práticas: vamos pensar em quanto deixamos de fazer por conta da carga tributária e como reagiremos em relação ao fato? Como mudar e de quem cobrar?

A publicação das crianças é muito importante, pois é por meio da comunicação real, seja ela, mediada ou direta que elas podem informar e atuar com o produto de pesquisa que construíram.

Em relação ao laptop e ao café a exploração da situação pode levar à inferências interessantes e principalmente a criatividade de leitura de dados para textos argumentativos, pois a reflexão por premissas deve fazer parte do cotidiano escolar, se realmente queremos o futuro construído por pessoas criticas e atuantes.

A média de uma saca de café no Brasil é de R$ 330,00 e um laptop R$ 700,00. Por que a tecnologia custa mais que o alimento? Quem estabeleceu esta relação de custo? 

Se somos um dos grandes produtores de alimento e o mundo carece de alimentação, devemos cobrar o mesmo que produtos tecnológicos para fornecer nossas produções. E como faremos isso?




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