sábado, 10 de maio de 2014

Estatística da Realidade - Analisando Blogs - Statistics of Reality - Analyze Your Blog

Caros Professores,


Agradeço pela audiência que os blogs que escrevo têm e pela oportunidade de poder compor novos caminhos para ações em sala de aula, pois nossas trocas constantes estimulam novas ideias para aproximação do real e o conteúdo dos cursos.

Utilizo o Google Analytics faz sete meses e tenho acompanhado a evolução de cada postagem e isso além de fornecer dados importantes para as matérias, também ajuda no entendimento do público que reage e compartilha de seus encaminhamentos, o que, neste caso são metodológicos. 

Nesta matéria destaco duas vertentes para o mundo da sala de aula ficar bem pertinho do mundo fora dela:

- Medir a audiência de seus trabalhos na internet;
- Descobrir novas ferramentas para a sala de aula.


Os blogs têm 59335 visualizações  desde que foram criados e há concentração nos países acima indicados no mapa, com a concentração no Brasil e países de Língua Portuguesa, mas indicando audiência em países de Língua Inglesa.

Imagino este recurso em um trabalho de publicação dos alunos, pois inúmeras áreas podem utilizar o mecanismo em seus contextos. como a Matemática e a Geografia. 

As habilidades que podemos ajudar a desenvolver com análises, publicações, decisões, inferências em conteúdos e tantas outras direcionadas pelo professor.




Há inúmeros tipos de relatórios que podemos emitir com a ferramenta e garanto que a curiosidade fica por conta do autor, praticamente como a oferta de algo que você gosta de comer.

As capitais e cidades mais populosas de nosso país aparecem com  maior audiência, mas neste caso é necessário o cálculo do tempo médio, pois a sexta coluna indica exatamente qual o tempo médio de cada visita. 

O percentual do total também aparece ao lado da contagem de acessos como no caso de São Paulo que representa 16,55 % do total de acessos. Os conteúdos que me vieram em mente: porcentagem, estatística, equação, localização, demografia, regiões e isso em um instante de análise.




Quando emito um relatório por cidades e tempo consigo visualizar questões mais específicas, como os locais fora do país e o tempo de suas visitas ao blog.










Neste caso separei cidades da região sul do Brasil e analisei o tempo médio, o número de visitantes e por fim, a comparação com outras localidades do país.











Neste bloco o foco foi o tempo de visita, pois em regiões menos populosas fica mais compreensível o tempo de leitura do visitante, o que indicará também o tamanho da responsabilidade com o que publicamos na internet.

Foram 547 cidades listadas no processo estatístico e isso provoca mais entusiasmo para novas pesquisas e compartilhamentos de sugestões para o mundo da sala de aula, ou do mundo da sala para  o munda lá fora!

A ideia é criar aulas próximas ao mundo de hoje e amanhã, desenvolver habilidades para este cenário e colocar foco nas questões de uso das tecnologias em sala de aula, aliás, temos que ampliar a visão de sala e colocar o foco nas tecnologias para uso nos momentos de estudo dos alunos.


Na Blogoficina Blogs vocês poderão acessar ao estudo de audiência dos blogs e acompanhar o passo a passo para a construção de um, assim, os caminhos para ação ficam mais claros.

Bons estudos e ótimas publicações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário