sábado, 19 de outubro de 2013

Hashtag para ampliar o sentido de aula! #oteatroazul - #bluetheater

Sustenido para o teatro azul significa um tom elevado na vontade de contar histórias.
Caros,

Aprender música para mim é uma questão de desenvolver novas habilidades que não tive a oportunidade na escola, mas a tecnologia é uma questão de autodidatismo.

Essas afirmações me fazem pensar em autonomia, e em compor aulas que levem os atores envolvidos ao desenvolvimento de habilidades, as quais não poderão dizer que não tiveram oportunidades.

Quando falamos em acessar conteúdos de maneira prática nas redes sociais nos deparamos com questões técnicas porque queremos utilizá-la em sala de aula, na maioria das vezes.


Gostei de utilizar o Twitter como ferramenta de comunicação mediada, pois isso serve num contexto prático.
Os professores puderam acessar ao conteúdo da oficina em tempos diferentes, sem a preocupação de copiar os slides no Pen-drive (processo arcaico).

Bastou aos que desejaram: abrirem o Twitter e digitarem #oteatroazul e todo o conteúdo que vimos em sala estava exposto em links. 

O Smartphone servirá como propulsor de pesquisas direcionadas e até o hipertexto terá a mesma serventia da lousa, ou seja, tudo servirá para momentos pequenos e as aulas serão, cada vez mais, dinâmicas.


Quando discutimos os desafios da aprendizagem não podemos descartar os outros saberes e habilidades que os alunos necessitam para o hoje e o amanhã. Obviamente que tudo de acordo com cada faixa-etária.

Fica muito claro que a dinâmica de sua sala não poderá ficar apenas em meio aos objetivos estáticos que ela comporta para a comunicação direta. O ir além e proporcionar a interação e interatividade que o mundo lá fora já faz, será como ter giz para escrever na lousa. Na pobre da lousa que apanha o tempo todo, mas que é apenas um objeto!

Me senti muito "#thaumatsem" com o processo e isso sempre impulsiona a ciência, lembrando que a Pedagogia é uma!


Criar novos "Objetos de Aprendizagem" e ampliar o tempo de estudo que o aluno poderá aproveitar é uma oportunidade de fazer da ciência que escolhi para minha vida, um fim no qual continuo acreditando.

Quando escrevo que o aluno "poderá", estou afirmando que também devemos entender o processo de autonomia que isso trará aos atores. Entendo que quanto mais diversidade proporcionarmos, mais eles poderão optar a forma, o local e a intensidade, pois tudo será uma questão de desenvolvermos ainda mais uma habilidade: o saber direcioná-los diante dessas opções.

Um processo de mediação e escolhas que envolverá o consenso como fundamento maior para o alcance de objetivos, os quais não serão apenas do professor, será de ambos.


Dar aulas não assegura a aprendizagem, interagir com o aluno no processo pode diminuir essa incerteza.

Irei em busca de mais ferramentas que me servirão, assim como a lousa ainda nos serve!

#oteatroazul


O Teatro Azul - Contação de Histórias

Nenhum comentário:

Postar um comentário