domingo, 27 de outubro de 2013

Blogsfera - indicando, lendo e produzindo


Ler e produzir são as duas ações mais importantes deste mundo que batizamos de "Blogsfera", e suas funções vão muito além do óbvio para o cotidiano escolar.

Questões como socialização, quebra de fronteiras, diversidade de ideias e pontos de vista devem contemplar a intenção de quem pretende utilizar o recurso em seus momentos de leitura ou nos  processos de interação e interatividade com seus alunos.

Destaco a quebra de fronteiras: podemos publicar sem a necessidade de depender de veículos que afunilam e filtram a comunicação mediada, e isso não quer dizer que eles não são importantes para nossos estudos, mas que não há espaço para todos em seus contextos.


A Educação não é a opção mais procurada pelos leitores, mas a palavra "leitor" remete ao fato de melhoria do repertório linguístico. Claro que nos perguntaremos: mas depende do que lerem?

Sim, e isso então merece tratamento durante a vida escolar destes leitores.

Defendo a intenção para a ação e não a ação pela ação. Isso requer que o professor tenha claro o rol de objetivos, mas que planeje o conjunto de habilidades com cada ação na escola. 



Podemos nos basear, além de estudar e trabalhar em sala com as várias publicações em blogs institucionais, pois eles passam por revisões e recebem investimento para a criação de conteúdos, inclusive para os momentos de leituras técnicas que sempre necessitamos.

Vejam alguns exemplos:

- Blog Ideias em Educação - http://fundacaolemann.org.br/blog/ - Fundação Lemann;

- Blog Tecnologia na Educação - http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/ - Revista Nova Escola;


- Fundação Bradesco escola virtual - http://www.ev.org.br/Paginas/Home.aspx - Inseri para mostrar que há cursos gratuitos de programação e tecnologia que deviam ser obrigatórios em nossa carreira. 

 

Os resultados de pesquisas no Google mostram uma vasta quantidade de blogs por área do conhecimento, e sabemos que a avaliação será o ponto primordial para a seleção dos que queiram visitar e interagir.

No entanto, precisamos fazer mais do que ler e indicar, é necessária a produção do professor. 

Quando você cria um blog o exercício implica em estudo, além da iminente fonte de troca com seus colegas. A preocupação que temos em não errar é uma cobrança social e ela deve saber que o equívoco é uma fonte de aprendizagem muito produtiva.

Eu erro e corrijo, e volto a errar e corrigir. Esse ciclo melhora muito minha qualidade de estudo e proporciona melhor preparo sempre.

Permita-se ser aprendiz, pois a didática caminha para o mundo de quem faz para saber e está mais distante dos que acham que sabem!

Se desejarem ler um pouco mais sobre o assunto, acessem ao estudo que realizei com professores na cidade de Parisi na página das blofoficinas.


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