sábado, 29 de setembro de 2012

Jogos Matemáticos em Patrocínio Paulista - SP


Brincar é gostoso, faz bem e aprendemos muito!

Os jogos podem ser competitivos, cooperativos, coletivos ou individuais e o Professor pode e deve direcioná-los para vários momentos, desde que se relacionem com o objetivo do curso/aula.

No primeiro momento de nossa reunião discutimos a teoria e trabalhamos com novos pensadores que produziram pesquisas para o ensino da matemática.

Relacionamos o significado e algumas referências bibliográficas para a didática da matemática.


No momento dos jogos é importante a observação das aptidões e interesse dos alunos em relação ao que propusemos.

Percebam que os rostos expressam bem os sentimentos, o grau de concentração e a interação entre os pares.


As regras e os momentos de mediação entre os alunos são importantes pontos de observação para o tratamento de conteúdos atitudinais.

O mediador só deve realizar intervenções quando for estritamente necessário, pois precisamos garantir que nossos alunos desenvolvam essas habilidades e interiorizem valores por meio de vivências.


Devemos conhecer as regras do jogo,  e antes disso é preciso que saibamos os conteúdos para que o jogo seja realizado. 

Neste caso, quem não sabe somar sentirá dificuldades para jogar, por isso vamos aprender para jogar!


O desafio que estimula e nos faz vivenciar momentos de superação, auto-confiança e aspectos importantes do hábito de pensar e organizar pensamentos.




 Jogos como: Torre de Hanói, jogo do sapo, quebra-cabeça de cores, argola e agulha, tangram, material dourado, jogo lince, baralhos educativos em português e inglês, soma, multiplicação, tabuadas modernas e outras opções foram exploradas pelos professores.


A palheta que veio da Colômbia e agradou muito!

Confira as opções em nosso estudo na página das blogoficinas.


Tudo vale muito quando conseguimos contextualizar os saberes escolares aos momentos de diversão, que na verdade são momentos de aprender muito!


Lembro que antes de todos esses momentos estudamos as teorias que são necessárias para fundamentar e sistematizar de maneira didática nossas aulas.


Abraços e bons jogos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário