domingo, 15 de abril de 2012

Reunião Pedagógica em Parisi SP - Agradecimento

Caros Professores,

Agradeço aos Professores e aos Gestores da Rede Municipal de Educação de Parisi, pelo excelente encontro pedagógico que realizamos no dia 10/04/2012.


Nosso estudo permeou a leitura por fruição como base para o desenvolvimento da competência leitora.

Os Educadores da Rede, como sempre, participaram e discutiram os caminhos para levar seus alunos ao hábito de ler, escrever e publicar.

Iniciamos o dia com momentos teóricos (Leitura por fruição, competência leitora, tipos textuais e gêneros textuais), todos trabalhados com exercícios de produção de texto oral e escrito.


Terminamos nossa manhã com o jogo do argumento. Palavras complicadas para mostrar o quanto nossos alunos e nós precisamos desenvolver repertório linguístico e perceber o processo ético ao argumentar (Socrático).

Na parte da tarde os Educadores produziram textos argumentativos e os pontos essenciais deste exercício foram:  

- A produção do texto argumentativo passo a passo;
- Praticar a pesquisa para poder argumentar;
- Tomar decisões em equipe e praticar a produção coletiva;
- Produzir, revisar e publicar o texto para efetivar o processo de comunicação mediada.




Vocês poderão ler os slides do estudo na integra no Blog "O Teatro Azul" . Além da teoria, publiquei exemplos de projetos e o resultado da publicação dos Professores de Parisi.

O Site "AMS Educação" do Professor Alberto Martins da Silva (Diretor da Escola EMEIF "IRENE ZANETI FONSECA, escola onde realizamos o encontro), publicou um parecer dos trabalhos que realizamos. 
Mais um espaço construído por um Educador, para troca de experiências e notícias ligadas ao nosso dia a dia em sala de aula.

Terminamos nosso dia falando de avaliação e aproveitando um lanche com sorvete.
Muito bom!







Nenhum comentário:

Postar um comentário