sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Netiqueta - Você é fino na hora de escrever e-mails?


Caros Professores,

Vocês sabem o que significa o termo “Netiqueta”
Pois bem, “Net” (Significa rede em inglês) e “etiqueta” (Conjunto de normas de condutas sociais).
A edição número 34 da revista Língua Portuguesa publicou uma matéria tratando da linguagem do correio eletrônico.
Os especialistas Luiz Roberto Wagner e Djenane Sichieri Wagner Cunha escreveram sobre a cultura das mensagens enviadas via e-mail e considero o teor importante aos encaminhamentos em sala de aula.
Autoria, autoestima e criatividade em reflexões que destacam alguns exemplos das mensagens enviados atualmente pela rede.
Quando os autores tratam dos escritores que assinam algumas das mensagens que recebemos diariamente a curiosidade aumenta, pois Luis Fernando Verissimo, Fernando Pessoa, Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade.  Arnaldo Jabor, Freud e Charlie Chaplin escreveram ou até escrevem pensamentos ilustres:
“Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste.” (Atribuída a Sigmund Freud)
No caso da autoestima, basta sentir-se só e poderá tomar uma Cápsula da Felicidade: “Um coração alegre faz tão bem quanto um remédio.”
O artigo ainda trata da linguagem inadequada em mensagens e das mensagens em power point com imagens e músicas exóticas.
Link para o arquivo digital da revista:
Quando tentei abrir não consegui, mas disponibilizei como referência, pois o problema pode ser em meu computador.
Será muito interessante utilizar o artigo como fonte de reflexão com seus alunos na hora de produzir mensagens.
A escola deve preparar para o futuro e certamente muitos de seus alunos estarão em empresas que cobrarão mensagens bem escritas ou dentro de um padrão.
Por fim, destaco a importância do tempo gasto com apresentações que levam imagens da natureza e músicas que fazem dormir. O tempo de quem escreve e de quem recebe ou replica a mensagem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário