quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Freud em Tela Digital & Faces em sua Tela Digital

Caros Professores,

Vídeo de abertura do projeto, como exemplo de criação para professores e alunos dos produtos para uma exposição. Se preferir assista pelo canal youtube.



Há coisas que só Freud explica e outras que só Freud pintou!

Claro que um era avô e o outro o neto.  

Lucian Michael Freud (Berlim8 de dezembro de 1922 - Londres20 de julho de 2011) foi um pintor nascido na Alemanha e naturalizadobritânico em 1939[1].

Apesar da indicação de não cobertura de todo o artigo a Wikipedia ainda traz uma ótima referência do Artista.



Suas obras valorizavam as pessoas que retratava em cenas do cotidiano, mas vale para o ambiente escolar a seleção do que será adequado apresentar aos alunos.

A primeira parte dessa exposição do Tela Digital sugeri o estudo das obras e da história de Lucian Freud. O importante e embasar os alunos antes do trabalho de apreciação e leitura das obras.

Para que isso ocorra de maneira concreta e que a vivência seja real, sugiro um "WEBPASSEIO" (Um tour virtual por museus e blogs que expões obras do pintor).

Alguns links trazem Realismo demais e a moderação será necessária:





Claro que a maioria dos links são realmente mais adequadas aos professores, ou requerem avaliação prévia em relação ao que será exibido aos alunos.



O segundo momento que pode ser regado com releituras das obras do pintor ou com livre criações dos alunos.

Na mostra da coleção "Faces" a proposta de trabalho evolve alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A criação de textos verbais (Orais e pequenos textos escritos) e não verbais, por meio de uma dinâmica interdisciplinar e que envolva a publicação.

MARTINS, Leandro Wendel - Saara - Tela Digital 2012

Neste contexto os alunos criarão arte dentro de suas capacidades e com a finalidade de construírem uma exposição. O estudo de outros artistas e de como ocorreram suas exposições permitirá a construção de base para organizarem uma exposição com auxilio (Mediação) do professor.


MARTINS, Leandro Wendel - Cara limpa - Tela Digital 2012.

As faces podem ser produto de criação ou até mesmo retratos, tudo dependerá das habilidades que os alunos já possuem em relação ao desenhar e retratar. 

Sempre é necessário relembrar que nos dias de hoje a arte é para ser vivida (Criada) e não apenas copiada como fazíamos no passado. As técnicas são importantes e validas, mas o objetivo principal deste projeto é desenvolver o gosto pela apreciação artística, o hábito de valorizar passeios culturais, a capacidade criar e finalizar projetos, a competência leitora, o empreendedorismo e o prazer de criar, pintar e publicar.


MARTINS, Leandro Wendel - Tristão - Tela Digital 2012.

O importante não é ser melhor ou igual ao artista, mas ser capaz de criar, tentar e reinventar seus próprios limites.

Vocês poderão ler mais sobre está etapa do Tela Digital na blogoficina "O Teatro Azul" na página "Outras formas".

Lá além de outras telas de Freud vocês encontraram mais telas da coleção Faces, quase tão boas quanto... muitos risos e muita pintura!




Nenhum comentário:

Postar um comentário