domingo, 27 de abril de 2014

Tipos Textuais - Argumentação - Paraíso - SP

Caros Professores,

Estive na cidade de Paraíso - SP para duas reuniões pedagógicas muito agradáveis e produtivas, pois tratamos de argumentar nos Anos Finais do Ensino Fundamental e ler por deleite na Educação Infantil.


As expectativas de aprendizagem mudaram a forma de leitura da dinâmica, pois levar o balão de um colega e ler a mensagem depois que ele murchar ajudará na reflexão sobre o estudado, pois será que nossa conversa atendeu ao solicitado na mensagem?

Foi uma manhã divertida com assuntos importantes como: o prazer de ler, técnicas para utilizarmos com as crianças, depoimentos e muita participação criativa. 

As histórias divertem, ensinam e proporcionam o pensamento em Língua Portuguesa, justamente o que entendemos nas reflexões de Vygotsky quando reporta sobre o pensamento e a linguagem.


As publicações nos levaram ao mundo das narrativas, das descrições e da argumentação.

Na parte da tarde estive com os Professores de Matemática e Língua Portuguesa para uma reflexão sobre competência leitora e textos argumentativos.

Nossas atividades ficaram por conta do jogo do argumento e de apresentações de gêneros da argumentação, como o julgamento do ambulante que vendia palhaços comestíveis e do lobo que levava a fama indevidamente.


Professoras, conforme combinamos disponho o link para a oficina completa e o da plataforma Wiki para baixarem o jogo.


Nestes dois ambientes vocês poderão contextualizar o jogo para a faixa etária e os interesses específicos de cada etapa do Ensino Fundamental Anos Finais.


Obrigado pelo excelente dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário