Este é um ambiente para realizarmos cursos em todos os sentidos da palavra, pois as dinâmicas dependerão de criatividade de nossa parte e do planejamento. Lembrando que os objetivos do curso devem ser contemplados na integra.
Veremos alguns dos títulos que podemos oferecer aos alunos diretamente, após nossa avaliação e adequação à faixa-etária.
Portanto, o papel do educador exigirá avaliação dos ambientes virtuais para possibilidades e efetivação:
- Apenas para os professores;
- Professores e alunos;
- Ambiente para professores e alunos em que os professores publicam;
- Ambiente para todos acessarem e publicarem.
Curso gratuito de ética e cidadania.
Os cursos que estão postados no portal possuem categorias: alguns são cobrados, desta forma, selecionei alguns que estão classificados como gratuitos e tratam de assuntos ligados ao ambiente escolar.
Curso para edição de vídeos no Movie Maker
As blogoficinas oferecem este curso presencialmente e vocês poderão completar os estudos, aliás sequenciar, pois nada é completo no mundo de hoje.
Editar vídeos pode ser um grande caminho para os exercícios em sala de aula: imaginem que os alunos pesquisarão, estudarão e publicarão o assunto deste vídeo.
Os tipos de dinâmicas e a maneira de estudar por meio de vídeos estão publicados na bloboficina "Slice Cine TV".
Nas décadas de 70 e 80 houve tentativas de inserção dos vídeos no cotidiano dos cursos regulares, porém as dificuldades de edição dos vídeos (VHS e JVC) emperrou o processo.
Muitas vezes o ideal é termos vídeos curtas (15 min ou menos) por conta do tempo das aulas, no caso dos anos finais do Ensino Fundamental e nas séries do Ensino Médio.
Publicarei este mês uma blogoficina tratando da "Teoria da Carga Cognitiva" de Richard Mayer, para continuarmos com os caminhos da pesquisa no assunto e melhoria da prática com recursos tecnológicos aplicados ao ambiente escolar.
Curso tratando da leitura e da escrita - Tipos Textuais
As blogoficinas publicaram um especial tratando de "Ler, escrever e publicar".
O primeiro bloco trata das questões teóricas: Leitura por fruição (ler por prazer), a Competência Leitora (Saber como ler e escrever) e o Tipos Textuais (Saber comunicar dentro de padrões estabelecidos socialmente).
Após a seção de estudos inicia-se a fase de prática com jogos, exemplos de publicações e a prática da argumentação.
O link para plataforma: http://www.facebook.com/monqi.br/info
Depois é avaliar um dos cursos e oferecer aos seus colegas de trabalho e até mesmo aos alunos, caso realmente seja adequado e produtivo.
"Queremos mais que estudos, vamos ao ato das publicações"
Por fim, a ideia de construir cursos que vocês publicaram para os alunos realizarem em casa ou em aulas vagas, são exemplos de dinâmicas que o mundo escolar está necessitando.
Projetos que podem ganhar corpo e auxiliar nas questões de estímulo para o estudo.
Boas construções!
Nenhum comentário:
Postar um comentário