A Secretaria de Educação de Santo Anastácio realizou com apoio do Sistema UNO Público o Seminário de Educação divido em três dias de trabalho.
Agradeço pela oportunidade de conviver com profissionais dedicados que mostraram muito talento e carinho pela educação.
O primeiro dia contou com a participação das famílias e dos educadores da Rede.
Os gestores abriram o evento destacando a importância de uma escola aberta aos atores das comunidades e das parcerias na tarefa de educar.
Realizei palestra aos presentes tratando do tema "Educar, criar e viver", destacamos os fundamentos das famílias atuais e dos pressupostos entre a parceira necessária envolvendo a escola também.
Vocês podem acessar ao conteúdo da palestra na página das blogoficinas.
Destacamos a importância das parcerias adotadas pelo Município e a evolução dos recursos que o interior de São Paulo vem proporcionando nas redes municipais de educação.
Nosso primeiro dia foi marcado pela presença de autoridades, pais, professores, gestores e parceiros.
Movimento necessário para que as ações educacionais possam acontecer e melhorar a qualidade, sempre.
Uma festa em sala de aula com psicomotricidade e PSICOPLOC!
A teoria vivenciada de maneira lúdica e adequada aos professores, que posteriormente adequaram aos seus alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Sorrir para trabalhar o eixo: movimento e desenvolvimento do convívio!
Vocês podem acessar ao conteúdo da oficina na página da blogoficina.
A dinâmica do psicoploc será publicada em uma postagem neste blog.
Nossa manhã seguiu com o trabalho prático e a primeira tarefa foi a de nos dividirmos em grupos, selecionarmos os brinquedos, instrumentos musicais, jogos e literatura para nossa atividade com movimento.
Um momento de explorar e identificar possibilidades para aplicação com os alunos, mas sempre de felicidade e novos desafios.
Explorar possibilidades também significa o movimento de criar e dividir as ideias em equipe.
Jogos e brinquedos resgatados do cotidiano para aplicação nos projetos.
As marionetes e as histórias que podem ganhar movimento com a gente.
O momento de conhecer os instrumentos musicais e suas possibilidades, sem preocupação inicial em tocá-los corretamente.
Os momentos primordiais de encaixar o movimento dentro dos conteúdos dos cursos, com planejamento e função didática.
Encerramos a manhã do segundo dia com a tarefa de elaborar apresentação para um seminário no terceiro dia.
Os trabalhos da tarde foram conduzidos pelo Professor Leonardo Azevedo que trabalhou com experimentos científicos.
Sugestões muito interessantes que despertaram o interesse, pois podem ser aplicadas em sala de aula e envolvem materiais de baixo custo.
Um prato com leite, tinta e detergente!
As cores se misturam por conta do detergente que reage e quebra a gordura do leite integral.
Tudo mostrado de maneira lúdica e muito instrutiva.
Iniciamos o terceiro dia com a apresentação dos projetos de cada grupo.
Um circuito trabalhando jogos cooperativos e competitivos foi apresentado pelo primeiro grupo que abordou questões motoras de maneira lúdica e muito divertida.
Bambolês para direcionar direita e esquerda, a prova que podemos adaptar e criar novos jogos, inclusive com a participação direta dos alunos.
Adaptação e novos recursos, as petes servem para várias funções, inclusive para coordenação motora ampla e fina.
Você já jogou boliche com estilingue?
Movimentando o corpo inteiro em equipe!
Uma dança com fitas que trabalha a matemática e a música.
As minhocas dançam, cantam e contam!
O segundo grupo apresentou a história do Boi e resgatou pontos do folclore com música e teatro.
O boi e seu guardião, além do desejo de sua esposa de comer uma língua de boi!
Uma decisão difícil!
O curandeiro que tenta ajudar o boi!
O terceiro grupo abordou a música e os movimento em equipe.
Partindo de cantigas retiradas do material didático e transformando o pátio em uma banda que brinca de estátua, além de tocar instrumentos musicais.
O café, a vovó e o Brasil!
Uma mistura que deu liga e nos ensinou novas possibilidades.
O quarto grupo trouxa a Chapeuzinho Vermelho e resgatou um clássico das narrativas literárias com muito humor e movimento.
Uma menina que descobre que o perigo está onde menos se espera.
Encontro o lobo e descobre que ele também tem medo.
Uma cobra assusta o lobo.
A vovó percebe que sua netinha está demorando e liga para ela de seu celular.
Movimentar, ler e reinventar!
Na tarde do terceiro dia os professores assistiram os vídeos de Marta Khol tratando de filogênese, ontogênese, micro-gênese e sócio-gênese.
Vocês podem acessar aos vídeos no canal youtube da blogoficina.
Os professores também confeccionaram os projetos que serão distribuídos aos participantes do seminário.
Brincar é bom!
Brincar é o eixo norteador da Educação Infantil!
Brincar nos serve para toda a vida!
Brincando aprendemos, basta planejar antes!
Agradeço a oportunidade de poder conhecer pessoas criativas, comprometidas e muito inteligentes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário