terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Encontros Pedagógicos - Tecnologia quase invisível

Caros Professores,

Tive o prazer de estar com a excelente Equipe Pedagógica do Município de Pitangueiras no Paraná.
Realizamos um exercício de imersão em planejamento, tratando de planos de aula com contextos bem dinâmicos.


As propostas de trabalho com Língua Portuguesa e Matemática ocorreram com a utilização de recursos tecnológicos que são quase invisíveis.
Jogos em madeira, de cartas e metal: Recursos com tecnologia artesanal, que são inovadores e permitem o trabalho de maneira concreta e físico-cinestésica com os alunos.
Nós analisamos e exploramos estes recursos compondo aluas interessantes e muito instrutivas.


Previmos o futuro (Planejamos) destacando os conteúdos (Atitudinais, procedimentais e conceituais) com base nos PCNs e no material didático utilizado. Contextualizamos para fornecer uma aluna instrutiva que desenvolverá habilidades e proporcionará a vivência de valores.

O estudo do material didático ligado aos jogos ocorreu para vivenciarmos os momentos em que eles podem ser instrutivos em relação aos objetivos de cada curso e aula. 
Exploramos e vivenciamos o prazer do jogo em equipe e a curiosidade de vencer desafios diferentes da cópia e das fórmulas.


Na composição do plano de aula o trabalho mais frutífero: Descobrir que dá certo preparar momentos e atividades além de exercícios tradicionais, e descrever no encaminhamento metodológico as etapas e funções de cada item do plano.
Obviamente o tempo (Minutagem) foi um fator muito bem resolvido quando tratamos do brincar para aprender.

O momento do contar histórias e trabalhar a leitura por fruição foi prazeroso e as professoras apresentaram ótima performance nas apresentações.

Contudo, percebemos que uma reunião pedagógica é mais prazerosa quando há o sentido de equipe e que a tecnologia pode existir na madeira, no livro e na atitude das pessoas.

Abraços e boas reuniões,

Professor Leandro Wendel Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário