Estive com os Professores (as) da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Loanda no Paraná, e discutimos os pontos relevantes do planejamento da rotina escolar.
Tratamos das expectativas de aprendizagem na dinâmica de abertura e isso trouxe nosso ponto de discussão central: o que esperamos que o aluno aprenda, desenvolva e saiba utilizar para o bem comum?
Organizar a rotina é importante, mas temos que planejar as intenções em cada um dos momentos: recepção, refeições, higiene, atividades livres e dirigidas, roda de conversas e histórias, utilização de salas temáticas e de todo o espaço da escola.
A ação de planejar proporciona o fundamental para o curso, pois podemos direcionar cada descritor dentro dos eixos do RCNEI em momentos sempre contextualizados, desta forma, o educador sabe a intenção e a criança vivencia os momentos lúdicos proporcionados de forma agradável dentro da rotina.
Quem não gosta de brincar?
No entanto, eu planejei a brincadeira com intenção didática: os aviões levavam expectativas de aprendizagem escritas pelos educadores e após o momento de voo todos leram as expectativas dos aviões que ficaram consigo.
Uma brincadeira para receber aos educandos (os meus) que resultou em elencar o que preparei para o curso e o que eles esperavam tratar no encontro.
A parte teórica foi disposta em aula expositiva, pois é importante garantir que a sistematização de um curso cumpra as etapas primordiais para o alcance dos objetivos.
Então, nosso dia começou com um momento de acolhida e seguiu assim: a apresentação da temática, a explicação dos pontos, a formação de equipes e o momento da construção coletiva, as publicações e o fechamento.
Nosso problema: Organizar a rotina entendendo o quais os objetivos de cada atividade em relação aos descritores do RCNEI e ao mesmo tempo oferecer um dia agradável aos educandos.
Os cuidados são necessários: higiene pessoal, soneca, alimentação, necessidades etc.
No entanto, o momento representado na foto trata da estimulação dos bebês por meio de massagens e isso é conteúdo para eles, pois trata do desenvolvimento.
Tanto o educador sabe o motivo desta atividade, como pode e deve explicar aos pais em reuniões e conversas particulares.
Entender como transformar o momento lúdico em conteúdo com os apoios que podemos dispor em sala e no ambiente escolar.
Neste caso, os educadores planejaram uma sequência didática com um tema definido e encaixaram esses momentos nas rotinas diárias. As crianças vivenciarão por meio de brincadeiras, danças e também com as etapas obrigatórias da rotina: acolhida, refeições, higiene e atividades livres.
Vejam que os apoios estão dispostos, como o material didático e eles permeiam momentos, sem se transformarem em fios condutores, pois isso é papel do educador e da eficiência de seu planejamento.
Diante das expectativas dos descritores a pergunta se direciona aos eixos, pois quais são contemplados em cada atividade, em quais momentos e como avaliaremos o desempenho?
Nos três dias que trabalhamos cada turma desenvolveu seu exercício de reflexão e de construção coletiva sobre o assunto, mas frisei os momentos de pesquisa e leitura da bibliografia indicada, pois as equipes evoluirão neste processo se as reuniões pedagógicas forem regadas com momentos de troca e fundamenta por pesquisas e leituras tratando do assunto.
Vocês poderão acessar ao conteúdo do curso na página das blogoficinas.
Bons momentos de planejamento!