domingo, 5 de outubro de 2014

A importância da publicação - writers students

Caros Professores,

Quando falo em publicação de alunos, por vezes, percebo que as interpretações são dúbias em relação ao assunto e que exigem inúmeros exemplos das formas de encaminhamento em sala de aula. 

A função didática da publicação está na valorização da produção e consequentemente auxiliando nas questões de estímulo, para que eles se motivem em suas produções, pois se entendem que suas produções serão efetivamente apreciadas o tratamento na hora de fazer é outro!

"O livro esquecido

Certa vez um menino comprou um livro muito interessante, só que o menino esqueceu o livro na estante.
E assim o livro foi seguindo sua vida. O livro foi acreditando que era inútil!
Depois ele se convenceu que o menino tinha esquecido na estante, o livro se convenceu que ele era só um livro, não uma pessoa que todo mundo acha importante, como ele era só um livro pensou. 
- Há sou só um livro, não sirvo para nada, disse ele esquecido.
O livro se sentia tão só, ele era o único livro da estante!
No outro dia o menino abriu a janela e a luz do sol se refletiu no livro, e o menino disse:
- Achei você meu livo querido, está pronto para eu te ler?
E o vento soprou as folhas do livro como se fosse o menino virando as páginas, e o menino pensou:
- Queria que esse livro falasse para que eu soubesse antes que este livro estava na estante.
O livro feliz com seu destino respondeu:
- Que bom que você me encontrou meu amigão!"

Autor: Jonatas (10 anos) - Meu vizinho que presenteou meu pai com a redação, a qual, lhe proporcionou uma homenagem na escola (palavras que justificam o entusiasmo).

Talvez, fique mais interessante mostrar exemplos da importância da publicação na prática, pois quem não quer mostrar e receber atenção em relação ao que produz. 

Penso que algumas perguntas são fundamentais para refletirmos sobre as ações que ocorreram com a produção do menino:

- Ele ficou entusiasmado para escrever?
- Gostou que as pessoas leram sua história?
- Foi estimulado pela homenagem?
- Será que escreverá mais?
- Por que ele deu a produção para meu pai?

Pois bem, essa é a nossa tarefa de entendimento do texto, somos nós que devemos estudar a dinâmica das crianças, e como elas reagem aos caminhos do aprender a aprender que apresentamos na escola.

Um bloco de conteúdos unidos pelo tema, não faz aula produtiva, apenas trata a criança como um balde de informações. 
Hoje, a produção deve estar ligada à efetiva função de ler e escrever: a comunicação real!

Brincar, perguntar, fazer, publicar, pensar, resolver, conviver: são os verbos (habilidades) que eles necessitam para o mundo de hoje e o de amanhã. 

Por fim, meus sinceros agradecimentos ao professor que proporcionou ao Jonatas belos momentos para aprender a fazer e a ser!

Vamos pensar?

domingo, 11 de maio de 2014

Tecnologias em app - Rede Sagrado Coração - Technologies Apps

Caros Professores,

No dia 03/05 estive com os professores da Rede Sagrado Coração no Espaço Anhanguera e tratamos de aplicativos educacionais e das maneiras de projeção em sala de aula.

Foto: Sagrado!

Gostei da maneira como iniciaram o segundo turno do sábado de estudos, com um funk para aquecer e acordar após uma feijoada servida no almoço. Encaminho o link para quem quiser dançar um pouquinho: https://www.youtube.com/watch?v=kdi9S0jUQew

Já em sala iniciamos nosso assunto tecnológico e não demorou para surgirem as perguntas:

- Como você consegue projetar o celular no telão?
- Só Apple ou Android também?
- Os aplicativos aparecem e funcionam?

Foto

Exercitando a pesquisa é claro que consegui projetar utilizando o iOS da Apple e o Android das demais fabricantes de mobiles. Isso socializa o ambiente educacional de maneira considerável, pois não importa o sistema operacional de seu aparelho, que suas aulas serão também atrativas.

Sim, os aplicativos funcionam, mas é necessário verificar se você está conectado a uma rede com internet para alguns, pois funcionam online.

Projeto com aparelhos vendidos nas lojas especializadas de cada fabricante.

Foto

Nossa foto tirada via Instangram com visualização ao vivo no telão, em segundos entrou par ao Facebbok e Twiter e agora chegou ao Blogger. Todos eles podem servir como ferramentas didáticas, mas há a função.

Para que, como e quando estes recursos servirão aos propósitos de cada curso?

Essa função é nossa, dos professores, que utilizarão recursos diversos para estimular seus alunos com momentos mais atrativos e igualmente instrutivos.


iPedagogia Brasil

Na blogoficina iPedagogia vocês poderão encontrar a indicação de aplicativos por área e segmento e na plataforma Wiki  (Guia e Avaliação de aplicativos) que disponho na rede teremos a lista de aplicativos com links e a ficha modelo de avaliação dos aplicativos. 

Boas pesquisas e ótimos recursos em sala de aula!

sábado, 10 de maio de 2014

Estatística da Realidade - Analisando Blogs - Statistics of Reality - Analyze Your Blog

Caros Professores,


Agradeço pela audiência que os blogs que escrevo têm e pela oportunidade de poder compor novos caminhos para ações em sala de aula, pois nossas trocas constantes estimulam novas ideias para aproximação do real e o conteúdo dos cursos.

Utilizo o Google Analytics faz sete meses e tenho acompanhado a evolução de cada postagem e isso além de fornecer dados importantes para as matérias, também ajuda no entendimento do público que reage e compartilha de seus encaminhamentos, o que, neste caso são metodológicos. 

Nesta matéria destaco duas vertentes para o mundo da sala de aula ficar bem pertinho do mundo fora dela:

- Medir a audiência de seus trabalhos na internet;
- Descobrir novas ferramentas para a sala de aula.


Os blogs têm 59335 visualizações  desde que foram criados e há concentração nos países acima indicados no mapa, com a concentração no Brasil e países de Língua Portuguesa, mas indicando audiência em países de Língua Inglesa.

Imagino este recurso em um trabalho de publicação dos alunos, pois inúmeras áreas podem utilizar o mecanismo em seus contextos. como a Matemática e a Geografia. 

As habilidades que podemos ajudar a desenvolver com análises, publicações, decisões, inferências em conteúdos e tantas outras direcionadas pelo professor.




Há inúmeros tipos de relatórios que podemos emitir com a ferramenta e garanto que a curiosidade fica por conta do autor, praticamente como a oferta de algo que você gosta de comer.

As capitais e cidades mais populosas de nosso país aparecem com  maior audiência, mas neste caso é necessário o cálculo do tempo médio, pois a sexta coluna indica exatamente qual o tempo médio de cada visita. 

O percentual do total também aparece ao lado da contagem de acessos como no caso de São Paulo que representa 16,55 % do total de acessos. Os conteúdos que me vieram em mente: porcentagem, estatística, equação, localização, demografia, regiões e isso em um instante de análise.




Quando emito um relatório por cidades e tempo consigo visualizar questões mais específicas, como os locais fora do país e o tempo de suas visitas ao blog.










Neste caso separei cidades da região sul do Brasil e analisei o tempo médio, o número de visitantes e por fim, a comparação com outras localidades do país.











Neste bloco o foco foi o tempo de visita, pois em regiões menos populosas fica mais compreensível o tempo de leitura do visitante, o que indicará também o tamanho da responsabilidade com o que publicamos na internet.

Foram 547 cidades listadas no processo estatístico e isso provoca mais entusiasmo para novas pesquisas e compartilhamentos de sugestões para o mundo da sala de aula, ou do mundo da sala para  o munda lá fora!

A ideia é criar aulas próximas ao mundo de hoje e amanhã, desenvolver habilidades para este cenário e colocar foco nas questões de uso das tecnologias em sala de aula, aliás, temos que ampliar a visão de sala e colocar o foco nas tecnologias para uso nos momentos de estudo dos alunos.


Na Blogoficina Blogs vocês poderão acessar ao estudo de audiência dos blogs e acompanhar o passo a passo para a construção de um, assim, os caminhos para ação ficam mais claros.

Bons estudos e ótimas publicações!

domingo, 27 de abril de 2014

Tecnologia na Educação Infantil - Recursos Midiáticos em Igaratá - SP / Technology in Early Childhood Education - media resources in Igaratá - SP

Caros Professores,


Raramente gosto de expor fotos de mim, mas essa foi inevitável, pois falar em Educação Infantil significa se jogar no mundo da criança, e foi exatamente a minha reação enquanto conhecia este condomínio. Não pude me conter com uma lousa cheia de desenhos, um fundo do mar cheio de coisas legais para imaginarmos um cenário empolgante!

Os recursos, que são apoios didáticos, se bem utilizados dentro de um plano coerente proporcionam uma rica diversidade ao mundo do brincar com intenção didática. Isso pode fazer a diferença entre um trabalho de transmissão para um trabalho de construção com os alunos.

Contextualizando nossa história: que tal fazermos a analogia da tecnologia da lousa com a de recursos disponíveis no mundo digital. 


Olhares curiosos de Professores interessados nas mágicas dos hardwares e softwares, pois quem não se encanta com aplicativos e funções do mundo atual. 

Uma lousa diferente: projetada com um aparelho a tela do celular acabou na parede e nós podemos brincar com inúmeros aplicativos educacionais.

Notem que o momento da foto dispersou apenas duas Professoras e estavam assim por conta de suas imagens ao vivo na lousa da parede. O aplicativo que tira a foto pode transmitir direto a imagem em fotos e vídeos e com conexão 3G parou no Instagram, Facebook e blogger em segundos. 


Após o intervalo o momento foi de mostrar os hardwares, softwares e falar dos cabos, pois estes fazem as diferença quando queremos transmitir em sala de aula. 

Enfim, chegamos a conclusão que os aplicativos são úteis ao nosso dia a dia, e também em sala de aula, mas que uma boa salada de frutas se faz com diversidade. Certamente um nutricionista pesquisa a importância de cada alimento, assim como, pesquisamos as funções de cada recurso.

Outro fator importante é conceber um caminho para o desenvolvimento dos professores com a tecnologia e conduzimos em duas frentes: os Professores que dominam um pouco mais, acolherão aos que dominam um pouco menos e juntos planejarão atividades temáticas com a utilização dos recursos e publicarei no blog periódicos com novas informações.

iPedagogia Brasil

Na blogoficina iPedagogia vocês poderão encontrar a indicação de aplicativos por área e segmento e na plataforma Wiki  (Guia e Avaliação de aplicativos) que disponho na rede teremos a lista de aplicativos com links e a ficha modelo de avaliação dos aplicativos. 

Os aparelhos transmissores e os cabos vocês devem procurar nas lojas Stores das marcas que vocês compraram. 

Os vídeos falando sobre aulas contextualizadas e professores que assumem o papel de ir além, publicarei na próxima postagem.

Boas interações!

Tipos Textuais - Argumentação - Paraíso - SP

Caros Professores,

Estive na cidade de Paraíso - SP para duas reuniões pedagógicas muito agradáveis e produtivas, pois tratamos de argumentar nos Anos Finais do Ensino Fundamental e ler por deleite na Educação Infantil.


As expectativas de aprendizagem mudaram a forma de leitura da dinâmica, pois levar o balão de um colega e ler a mensagem depois que ele murchar ajudará na reflexão sobre o estudado, pois será que nossa conversa atendeu ao solicitado na mensagem?

Foi uma manhã divertida com assuntos importantes como: o prazer de ler, técnicas para utilizarmos com as crianças, depoimentos e muita participação criativa. 

As histórias divertem, ensinam e proporcionam o pensamento em Língua Portuguesa, justamente o que entendemos nas reflexões de Vygotsky quando reporta sobre o pensamento e a linguagem.


As publicações nos levaram ao mundo das narrativas, das descrições e da argumentação.

Na parte da tarde estive com os Professores de Matemática e Língua Portuguesa para uma reflexão sobre competência leitora e textos argumentativos.

Nossas atividades ficaram por conta do jogo do argumento e de apresentações de gêneros da argumentação, como o julgamento do ambulante que vendia palhaços comestíveis e do lobo que levava a fama indevidamente.


Professoras, conforme combinamos disponho o link para a oficina completa e o da plataforma Wiki para baixarem o jogo.


Nestes dois ambientes vocês poderão contextualizar o jogo para a faixa etária e os interesses específicos de cada etapa do Ensino Fundamental Anos Finais.


Obrigado pelo excelente dia!

domingo, 2 de março de 2014

Rotina na Educação Infantil - Loanda - PR

Caros Professores (as),

Estive com os Professores (as) da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Loanda no Paraná, e discutimos os pontos relevantes do planejamento da rotina escolar.


Tratamos das expectativas de aprendizagem na dinâmica de abertura e isso trouxe nosso ponto de discussão central: o que esperamos que o aluno aprenda, desenvolva e saiba utilizar para o bem comum?

Organizar a rotina é importante, mas temos que planejar as intenções em cada um dos momentos: recepção, refeições, higiene, atividades livres e dirigidas, roda de conversas e histórias, utilização de salas temáticas e de todo o espaço da escola.

A ação de planejar proporciona o fundamental para o curso, pois podemos direcionar cada descritor dentro dos eixos do RCNEI em momentos sempre contextualizados, desta forma, o educador sabe a intenção e a criança vivencia os momentos lúdicos proporcionados de forma agradável dentro da rotina.


Quem não gosta de brincar?

No entanto, eu planejei a brincadeira com intenção didática: os aviões levavam expectativas de aprendizagem escritas pelos educadores e após o momento de voo todos leram as expectativas dos aviões que ficaram consigo.

Uma brincadeira para receber aos educandos (os meus) que resultou em elencar o que preparei para o curso e o que eles esperavam tratar no encontro.


A parte teórica foi disposta em aula expositiva, pois é importante garantir que a sistematização de um curso cumpra as etapas primordiais para o alcance dos objetivos.

Então, nosso dia começou com um momento de acolhida e seguiu assim: a apresentação da temática, a explicação  dos pontos, a formação de equipes e o momento da construção coletiva, as publicações e o fechamento.

Nosso problema: Organizar a rotina entendendo o quais os objetivos de cada atividade em relação aos descritores do RCNEI e ao mesmo tempo oferecer um dia agradável aos educandos.


Os cuidados são necessários: higiene pessoal, soneca, alimentação, necessidades etc. 

No entanto, o momento representado na foto trata da estimulação dos bebês por meio de massagens e isso é conteúdo para eles, pois trata do desenvolvimento.

Tanto o educador sabe o motivo desta atividade, como pode e deve explicar aos pais em reuniões e conversas particulares.


Entender como transformar o momento lúdico em conteúdo com os apoios que podemos dispor em sala e no ambiente escolar.

Neste caso, os educadores planejaram uma sequência didática com um tema definido e encaixaram esses momentos nas rotinas diárias. As crianças vivenciarão por meio de brincadeiras, danças e também com as etapas obrigatórias da rotina: acolhida, refeições, higiene e atividades livres.

Vejam que os apoios estão dispostos, como o material didático e eles permeiam momentos, sem se transformarem em fios condutores, pois isso é papel do educador e da eficiência de seu planejamento.


Diante das expectativas dos descritores a pergunta se direciona aos eixos, pois quais são contemplados em cada atividade, em quais momentos e como avaliaremos o desempenho?

Nos três dias que trabalhamos cada turma desenvolveu seu exercício de reflexão e de construção coletiva sobre o assunto, mas frisei os momentos de pesquisa e leitura da bibliografia indicada, pois as equipes evoluirão neste processo se as reuniões pedagógicas forem regadas com momentos de troca e fundamenta por pesquisas e leituras tratando do assunto.

Vocês poderão acessar ao conteúdo do curso na página das blogoficinas.



Bons momentos de planejamento!

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Filmes para Educadores 7

Caros Professores,

 Um Lugar no Fim do Mundo

Uma linda história de amor para o amor ganhar mais significado em nossas vidas!

Mães, pais, filhos e os amores da juventude provocam nosso sentido de escolhas na vida.

Este filme é indicado apenas aos educadores e aos alunos somente após longa discussão na escola, claro que no mínimo alunos de Ensino Médio.

  Depois de Maio

As escolha da vida após a chegada da autonomia em maior escala na vida de um jovem.

Lutar ou curtir?

Uma pergunta que necessita de resposta!

Classificação 16 anos.

 Sempre haverá a polêmica de leitores e expectadores!

No entanto achei uma excelente narrativa da obra e principalmente para nós educadores, um momento de analisar a estrutura de uma família.

Os sonhos de um garoto e sua fantástica capacidade de imaginar!

 Depois de muitas reflexões, mais uma, só que rindo muito!

Também trata de estrutura familiar, porém com humor e de classe média.

Como o amor pode transformar e o reconhecimento leva ao fato da autorrealização.

 Você vence depois que se apaixona pelo que faz!

Um show de interpretação de Maryl Streep que vive uma esposa entediada e faz nascer uma mulher de sucesso.

O exemplo que leva uma profissional de outra geração ao caminho da autorrealização, o sentir-se plena!


Visitem a blogoficina "Slice Cine TV" e preparar cenas interessantes para contextos de suas aulas!

Bons filmes!