Caros Professores,
Estive na Organização Einstein de Ensino em Limeira acompanhando o processo de aplicação de avaliações que mediram habilidades intelectuais, emocionais e as preferencias de aprendizagem dos educandos.
Isso já significa uma importante mudança no rol de ferramentas e dados que teremos para conduzir o processo de prognósticos.
No entanto, fui presenteado com um magnifico livro publicado pela instituição com obras dos alunos "6ª Edição do "Concurso Artístico Troféu Professor Roberto Leite - Tesouros".
Um primor de publicação com textos de inúmeros tipos textuais e seus gêneros.
Acrósticos de alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental.
O tema "Tesouros" permeou as produções que literalmente são encantadoras:
"Limeira, 14 de junho de 2012.
Querido amigo ______
Quando eu nasci, ganhei uma caixinha de minha madrinha. A caixinha era vermelha e tinha um cadeado. Ela deixou a chave com a minha mãe e disse que eu deveria abri-la quando completasse oito anos.
Finalmente, chegou meu aniversário de oito anos e como presente recebi a chave e, ao abrir a caixinha, tive uma surpresa. Havia uma mensagem que dizia "_______ aqui estão guardados os seus maiores tesouros desde que nasceu: a sua vida, a sua família e os seus amigos. A partir de hoje, tome conta deles e será feliz!"
________, como você é o meu melhor amigo, quero que saiba que você sempre estará guardado no meu coração.
De seu melhor amigo
_________."
Temos que divulgar esses bons exemplos de movimento para formação de leitores, escritores e artistas, os quais, estão em nossas salas de aulas e hoje respondem como número 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e daí por diante.
Parabéns aos profissionais da Organização Einstein de Ensino por esse grande feito!
Ações como essa nos fazem ver que é possível concretizar novas formas de aprendizagem, basta o querer, o fazer e o planejar.
Faz alguns meses que publiquei outro livro confeccionado com obras dos alunos.
"Literatura Começa Assim" da Rede Municipal de Ensino de Itaperuna - RJ.
Também fui presenteado com uma cópia do livro pela Secretária de Educação, e pude perceber o benefício nos olhos de quem consegue vencer desafios.
Agradeço pelo privilégio de poder conhecer e apreciar essas obras que tocam nosso coração, pois são regadas com trabalho, dedicação e talento.
Por favor, quando publicarem em sua escola, ficarei muito grato em poder conhecer e apreciar o que seus alunos têm a dizer.
Boas criações e excelentes momentos de publicação!