domingo, 11 de maio de 2014

Tecnologias em app - Rede Sagrado Coração - Technologies Apps

Caros Professores,

No dia 03/05 estive com os professores da Rede Sagrado Coração no Espaço Anhanguera e tratamos de aplicativos educacionais e das maneiras de projeção em sala de aula.

Foto: Sagrado!

Gostei da maneira como iniciaram o segundo turno do sábado de estudos, com um funk para aquecer e acordar após uma feijoada servida no almoço. Encaminho o link para quem quiser dançar um pouquinho: https://www.youtube.com/watch?v=kdi9S0jUQew

Já em sala iniciamos nosso assunto tecnológico e não demorou para surgirem as perguntas:

- Como você consegue projetar o celular no telão?
- Só Apple ou Android também?
- Os aplicativos aparecem e funcionam?

Foto

Exercitando a pesquisa é claro que consegui projetar utilizando o iOS da Apple e o Android das demais fabricantes de mobiles. Isso socializa o ambiente educacional de maneira considerável, pois não importa o sistema operacional de seu aparelho, que suas aulas serão também atrativas.

Sim, os aplicativos funcionam, mas é necessário verificar se você está conectado a uma rede com internet para alguns, pois funcionam online.

Projeto com aparelhos vendidos nas lojas especializadas de cada fabricante.

Foto

Nossa foto tirada via Instangram com visualização ao vivo no telão, em segundos entrou par ao Facebbok e Twiter e agora chegou ao Blogger. Todos eles podem servir como ferramentas didáticas, mas há a função.

Para que, como e quando estes recursos servirão aos propósitos de cada curso?

Essa função é nossa, dos professores, que utilizarão recursos diversos para estimular seus alunos com momentos mais atrativos e igualmente instrutivos.


iPedagogia Brasil

Na blogoficina iPedagogia vocês poderão encontrar a indicação de aplicativos por área e segmento e na plataforma Wiki  (Guia e Avaliação de aplicativos) que disponho na rede teremos a lista de aplicativos com links e a ficha modelo de avaliação dos aplicativos. 

Boas pesquisas e ótimos recursos em sala de aula!

sábado, 10 de maio de 2014

Estatística da Realidade - Analisando Blogs - Statistics of Reality - Analyze Your Blog

Caros Professores,


Agradeço pela audiência que os blogs que escrevo têm e pela oportunidade de poder compor novos caminhos para ações em sala de aula, pois nossas trocas constantes estimulam novas ideias para aproximação do real e o conteúdo dos cursos.

Utilizo o Google Analytics faz sete meses e tenho acompanhado a evolução de cada postagem e isso além de fornecer dados importantes para as matérias, também ajuda no entendimento do público que reage e compartilha de seus encaminhamentos, o que, neste caso são metodológicos. 

Nesta matéria destaco duas vertentes para o mundo da sala de aula ficar bem pertinho do mundo fora dela:

- Medir a audiência de seus trabalhos na internet;
- Descobrir novas ferramentas para a sala de aula.


Os blogs têm 59335 visualizações  desde que foram criados e há concentração nos países acima indicados no mapa, com a concentração no Brasil e países de Língua Portuguesa, mas indicando audiência em países de Língua Inglesa.

Imagino este recurso em um trabalho de publicação dos alunos, pois inúmeras áreas podem utilizar o mecanismo em seus contextos. como a Matemática e a Geografia. 

As habilidades que podemos ajudar a desenvolver com análises, publicações, decisões, inferências em conteúdos e tantas outras direcionadas pelo professor.




Há inúmeros tipos de relatórios que podemos emitir com a ferramenta e garanto que a curiosidade fica por conta do autor, praticamente como a oferta de algo que você gosta de comer.

As capitais e cidades mais populosas de nosso país aparecem com  maior audiência, mas neste caso é necessário o cálculo do tempo médio, pois a sexta coluna indica exatamente qual o tempo médio de cada visita. 

O percentual do total também aparece ao lado da contagem de acessos como no caso de São Paulo que representa 16,55 % do total de acessos. Os conteúdos que me vieram em mente: porcentagem, estatística, equação, localização, demografia, regiões e isso em um instante de análise.




Quando emito um relatório por cidades e tempo consigo visualizar questões mais específicas, como os locais fora do país e o tempo de suas visitas ao blog.










Neste caso separei cidades da região sul do Brasil e analisei o tempo médio, o número de visitantes e por fim, a comparação com outras localidades do país.











Neste bloco o foco foi o tempo de visita, pois em regiões menos populosas fica mais compreensível o tempo de leitura do visitante, o que indicará também o tamanho da responsabilidade com o que publicamos na internet.

Foram 547 cidades listadas no processo estatístico e isso provoca mais entusiasmo para novas pesquisas e compartilhamentos de sugestões para o mundo da sala de aula, ou do mundo da sala para  o munda lá fora!

A ideia é criar aulas próximas ao mundo de hoje e amanhã, desenvolver habilidades para este cenário e colocar foco nas questões de uso das tecnologias em sala de aula, aliás, temos que ampliar a visão de sala e colocar o foco nas tecnologias para uso nos momentos de estudo dos alunos.


Na Blogoficina Blogs vocês poderão acessar ao estudo de audiência dos blogs e acompanhar o passo a passo para a construção de um, assim, os caminhos para ação ficam mais claros.

Bons estudos e ótimas publicações!