domingo, 29 de setembro de 2013

Cine Maestro - Filmes para Educadores VIII


Sabemos que não é possível separar a escola do mundo, pois ela está nele. É construída para os seres que vivem no mundo. 

Portanto, será de suma importância nos habituarmos ao estudo dos gêneros vividos pelas personagens dos filmes, que neste caso apresenta um grupo de jovens em busca de sensações.

Um professor de teatro que incentiva práticas aturianas (sensações reais para compor uma personagem) impulsiona o grupo ao mundo das sensações que pretendem contar no palco. 

Para mim, o fato mais importante de aprender com a trama é saber que os jovens querem e vão em busca destas sensações, e diante do fato, como devemos instruir sem impedir que vivam.



Inspirado em um álbum da banda de rock canadense Arcade Fire, o filme mostra um grupo de adolescentes buscando viver no subúrbio em meio as opressões do tempo da Guerra do Golfo.

Gostei dos exemplos de adaptação que os jovens têm em relação ao cotidiano, que muda e influência os comportamentos.

Interessante agregar estudos da neurociência em relação a formação da ética e da moral, pois eles são colocados em situações que, para mim, deixam claro as inseguranças e a influência do mundo externo em suas decisões. Claro que isso ocorre conosco a vida inteira, mas o que percebi é que mostram claramente que não conseguem julgar por si, não totalmente.


Uma história de vida muito interessante em função de um sonho que não é apenas ter dinheiro.

Acertos e erros de uma vida ligada ao desenvolvimento da tecnologia, e não é apenas falar em monopólio, mas falar em liberdade, pois só posso escrever essas linhas do sofá de casa porque isso aconteceu.

Também, a visão do estudioso que sofre bullying por ser diferente, mesmo em uma época de revoluções.

As relações ficam claras, momentos de ótimas decisões e outros com perdas significativas, mas que não cabe o julgo e sim a tentativa de compreender para poder conviver com a diversidade.


A linda história de um casal de eternos apaixonados, que deixa um rastro sútil dos momentos que revelam esse sentimento, além do amor.

Decisões muito severas e o caso da eutanásia em questão.

O abandono parcial dos filhos e as cobranças de que nada ajudam nos momentos mais importantes.

Um belíssimo filme para ser degustado com tempo, pois isso dará maior oportunidade de perceber os detalhes das cenas e das mensagens contidas no roteiro.

Talvez uma história para nós e nossas vidas que podem caminhar conforme nosso piano determinar.

Bons momentos aos maestros!

domingo, 1 de setembro de 2013

Webs on Digital Screen - Teias em Tela Digital

                                   
Retalhos - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel.

O projeto "Tela Digital" é apresentado para mostrar o universo da criação com a intenção de evoluir e parte do princípio que uma competência nunca está pronta totalmente, por mais que seja evidente nas ações de uma pessoa.

Criar e reinventar significa evoluir suas habilidades básicas, operacionais e globais dentro de uma competência, pois nossas ações envolverão o pensar para aprender em todas as etapas: pesquisa, produção e publicação.

Outro ponto do projeto é a utilização da tecnologia como forma de produzir arte e estimular o desenvolvimento para profissões que o futuro certamente terá, mas que por hora é conteúdo didático da escola.

Jardim - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel.

Há publicações de outros anos com outras propostas do "Tela Digital", mas adianto que o importante é criar a ideia de sua turma, com o software que utilizei ou com outros. 

Uma ideia nos serve para um fim e a ideia dos outros pode nos trazer outras ideias, por mais que pareça brincadeira, é essa a intenção deste projeto: provocar ideias e ações!

Vocês poderão acessar ao projeto na integra na página "Outras Formas" deste blog.

Som - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel