domingo, 30 de junho de 2013

Comic book of history - A corte no Brasil

Caros Professores,


Achei muito interessante essa série de vídeos tratando da vinda da corte ao Brasil.

Os quadrinhos em vídeo são divertidos e a narração é ótima!

Podemos aproveitar os vídeos e criar novos com nossos alunos como narradores, e quem sabe como criadores de seus Comics Books.



O canal do Youtube apresenta vídeos do Futura (Canal de TV), basta clicar no ícone para assistir diretamente no portal. Aproveite e se inscreva no canal que sempre apresenta novidades em relação ao mundo da Pedagogia do Século XXI.

Sem dúvida fica muito mais interessante assistir do que ouvir só o professor falando sobre o assunto e se pensarmos no desenvolvimento de habilidades temos que oferecer momentos de prática, caso contrário os conjuntos de habilidades operacionais e globais ficarão sem possibilidades em nossa prática.

Esse discurso serve de apresentação ao que proponho: ir além dos momentos de expectador.


Os espaços tecnológicos podem servir como fonte de inspiração para novos desafios e se pensarmos em um ambiente antigo como os laboratório de informática a História fica mais viva.

O Celtx é um software para criação de roteiros muito eficiente e didático:

Vocês podem baixá-lo gratuitamente no Baixaki e criar um roteiro com a produção de seus alunos.

Fichas e separação de cenas por cor

Depois uma opção inovadora pode agradar aos criadores: deixe que eles resolvam os processos para gravação das narrações e de filmagem.

Convide seus alunos à empreender mesmo, permita que estudem História e façam as suas, pois os talentos sem dedicação são meros resquícios do que poderiam ser.

Vamos ao mundo onde a receita não é mais apresentada com o passo a passo, um novo gênero dentro do tipo injunção, se é que entendem.


Supondo que o curso tenha quatro capítulos no bimestre e você divida a sala em quatro grupos.

Cada grupo com seu capítulo para criarem seus Comics.

Suas vinte e quatro aulas de História podem virar uma grande oficina de produção, com muitas maneiras de aprender e ensinar.


O livro didático será o ponto de apoio para os textos e documentos históricos, mas deve ser ampliado com pesquisa, sempre!

Estudando o tema do grupo, criando as peças, gravando as narrações e editando o vídeo, fica claro que os alunos estudarão muito do conteúdo que o professor muitas vezes apenas explica em sala.

Claro que a pergunta será e os outros três temas que ele não trabalhou?



Os temas que faltaram exigirão uma outra forma de planejamento: explicação do professor em sala em 4 aulas (uma para cada ponto), apresentação dos vídeos em duas aulas e confecção de uma resenha crítica (todos escrevem) para elaboração das sinopses para publicação.

Claro que o trabalho deve ser publicado!

Que tal criar um canal do Youtube da sala e postar os trabalhos lá?

 

Agora vamos elaborar algumas questões pertinentes ao discurso apresentado:

- Você prefere aprender com dinâmicas diferenciadas e participar do processo ou ficar como expectador de seu professor?

- Como você prefere estudar e ser avaliado?

- O que acha que seu aluno responderá?



Tudo dá trabalho para ficar bem feito, inclusive uma aula.

Analisando minhas premissas cheguei ao veredito que prefiro estudar e preparar para apresentar algo em que acredito. 

Como escrever este artigo em pleno domingo!

Mudamos do mundo do pronto para o mundo da ideias, e criar será fundamental aos que desejam atuar no âmbito da Educação.

Boas aventuras com seus alunos!



segunda-feira, 24 de junho de 2013

Pottery and Art - Tecnologia e artesanato com tablet


Um projeto para mudar as premissas que justificam a utilização de tecnologia em sala de aula!


Vídeo de Abertura

O "Pottery and Art" trata da arte da cerâmica no mundo de hoje e do que ela representou no passado, quando houve a necessidade de armazenamento de alimentos, de água e outras funções para a vida das pessoas no campo.

A tecnologia apresenta novas possibilidades de interagir com as formas de arte e o aplicativo "Pottery Lite" nos permite brincar  (criar), e isso me atrai quando falamos de Arte: a possibilidade de criar além de apreciar e conhecer.

Nós Educadores temos o dever de ampliar essas possibilidade, por isso é importante aprender a contextualizar. Dar significado ao estudo com encaminhamentos que encantem nossos alunos e ao mesmo tempo tratem dos objetivos do curso em questão.

Portanto, criar não deve ser o medo do Professor e muito menos dos alunos. Afirmo que a liberdade de exercitarmos nossos talentos e o hábito de aprimorarmos nossas habilidades serão as premissas para o autodidata no século em que vivemos. Ninguém quer aprender para guardar, mas sim, para fazer algo com isso (produzir). 

"Tentem, criem e deixem seus alunos passarem por este prazeroso e necessário processo."



Meus potes de cerâmica!


Dividi em cinco etapas essa obra de construção interdisciplinar no ambiente escolar, pois certamente extrapolaremos os limites da sala:

1. Estudo do aplicativo - Let's Create! Pottery Lite;

2. Contexto Histórico;

3. Objetivos do projeto e planejamento;

4. Aplicação, publicação e avaliação;

5. Considerações Finais.



Acesse ao conteúdo do projeto na página da "Blogoficinas2" e não deixe de consultar o iPedagogia Brasil, um blog com dicas de aplicativos para suas aulas e estudos.