quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Psicomotricidade e leitura - Salesópolis - SP


Estive reunido com os Professores da Rede Municipal de Ensino de Salesópolis - SP.

Trabalhamos os conceitos e exemplos de prática da Psicomotricidade em sala de aula, e principalmente inserida na rotina da Educação Infantil.

Vocês perceberão pela foto de abertura que começamos com o layout disposto de maneira clássica, mas isso foi só o inicio de nosso dia!

Os brinquedos oferecidos (um por carteira) proporcionaram o estímulo individual de cada participante, por meio do tato, olfato e visão.


Causar surpresa, despertar sorrisos e estimular a  curiosidade é também uma das intenções didáticas quando trabalhos com movimento.

Tudo que se refere ao corpo, inclusive as atividades cerebrais, requer movimento.


Após a teoria que vocês poderão acessar na integra nas páginas das blogoficinas, realizamos uma dinâmica de aquecimento.

Psicoploc - uma festa ploc (Momento para adultos curtirem e dançarem, com comandos do mediador) que nos remeteu aos anos 80. Assista ao vídeo abaixo para relembrar um pouco de sua infância e adolescência!



Destaco que quando aplicarmos com nossos alunos as musicas devem ser selecionadas de acordo com adequado para cada faixa-etária e para o ambiente escolar.


Os jogos esportivos e as brincadeiras de antigamente.

A organização e a exploração:

Encerrada a dinâmica nos organizamos em grupos, as professoras se dividiram de acordo com a proposta de cada brinquedo.

Em seguida fomos para locais diferentes para explorarmos nossos brinquedos fora da sala. 



Os instrumentos musicais e o movimento da música.


Fantoches, marionetes, máscaras e tinta para o rosto.


Jogos em madeira e jogos de mágica.




Depois do momento de exploração, partimos para o planejamento.

Justificando a presença do momento lúdico em nossa proposta e identificando os pontos da teoria em relação ao movimento que foram contemplados.

Tato, olfato, visão, audição, lateralidade, regras, superação, jogos competitivos, jogos cooperativos e muitas outras importantes abordagens do trabalho com psicomotricidade.


Justificados os planos de aula fomos aos momentos de publicação:

Um lindo momento de apresentação dos instrumentos musicais, com nomenclatura, música e muita diversão.

Importante destacar que as professoras adaptaram a música da "Velha a fiar" e realmente ficou excelente a cantoria com os instrumentos.


O segundo grupo trabalhou com instrumentos musicais e dança com fitas.




A publicação é uma grande aliada do trabalho com movimento, pois estimula criações muito interessantes!


Outro fator é a utilização do espaço da sala para realizar atividades que envolvam muito movimento! 




A história com marionetes, música e caracterizações!

Mais um momento que envolve cooperação, criação, apresentação e muita curiosidade!


Aprendemos a apreciar o belo, pois nosso cérebro gosta de coisas belas!

Viver estes momentos é de suma importância para a formação das habilidades de adaptação, criação, cooperativismo e superação de nossas crianças.


Os jogos de mágica e os blocos em madeira são momentos que podemos aproveitar na Educação Infantil em várias atividades coletivas e individuais.


Neste exemplo podemos iniciar com movimento, linguagem oral e escrita e matemática, pois a mágica se refere aos tamanhos das fitas e a percepção das crianças.

Também podemos ampliar com o exercício dos copos comprido e largo, porém o importante é garantir que a atividade contemple os objetivos do plano de aula.


O momento do circuíto com cordas, jogos criados pelas professores e muita adaptação para atender as demandas dos alunos da Educação Infantil.



Ótimos exemplos de adaptação, mostrando que podemos e devemos criar com nossas crianças.

As regras também podem ser discutidas com elas, e devemos aceitar sugestões de mudanças e novas regras.


Terminamos nossas publicações com a dinâmica do nó, para vivenciarmos a importância do trabalho em equipe e da troca para construção de novas possibilidades.



Vocês poderão acessar a parte teórica na página das blogoficinas!


Parabenizo aos Professores de Salesópolis pelo excelente trabalho e pelo carinho como me receberam.
Tenho certeza que aprendi muito com o movimento que realizaram!

Enfim, a leitura exige movimento e isso requer técnica e preparo.

A sala de aula e o ambiente da escola devem ser explorados e preparados para os momentos lúdicos.


domingo, 28 de outubro de 2012

Dia Nacional do Livro - Leia, conte e faça histórias!


Caros Professores,

Dia 29 de outubro  comemoramos o "Dia Nacional do Livro"!

Uma data que nós educadores não podemos deixar de valorizar, pois  desejamos  que nossos alunos desenvolvam a leitura por fruição - ler pelo prazer de ler.

Inúmeros trabalhos são desenvolvidos em sala de aula para o desenvolvimento de hábitos de leitura e nesta semana destacarei alguns vindos da Educação Infantil, pois sabemos que os exemplos e as vivencias que as crianças acessam são a base para a prática dessa cultura em suas demais fases da vida.


Publicarei esse selo para identificarmos agora e no futuro os exemplos e os trabalhos que desenvolvemos. Se você já esteve conosco em sala em alguma das blogoficinas certamente se lembrará do quanto trabalhamos para melhorarmos nossa prática, sempre por meio da troca e de boas risadas.

Portanto, neste primeiro momento destacarei um roteiro com temas das blogoficinas que contribuem para o desenvolvimento dos hábitos de leitura:



Na blogoficina "O teatro Azul" vocês encontrarão várias seções para o trabalho com a arte de contar histórias.
Por favor, contem e desenvolvam essa prática com os alunos, permita que eles publiquem o que leram e o que criaram, por meio dos momentos de contação de histórias.


Contando para adolescentes é uma versão para este público que também necessita desses momentos lúdicos, mas para isso precisamos mudar a roupagem da temática.
Temos que encontrar caminhos para textos e exercícios que encantem os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais.


Histórias e os temas que podemos explorar, além da tecnologia utilizada nos processos.
Acessem as páginas do blog e viagem pelo rol de possibilidades!


O Projeto "Tela Digital" que cria histórias a partir de desenhos em tablets e nos permite uma gama considerável de abordagens interdisciplinares.



Movimento e histórias, pois a psicomotricidade é parte primordial em processos de leitura e publicações.
Acreditem, história é puro movimento!


Dinâmicas de teatro para que as publicações das histórias que criaram e leram seja ainda mais atraente.


Por fim, o Projeto "Ler, escrever e publicar" que tratará de todas as etapas para desenvolvermos a leitura e a produção de nossos alunos.

Claro que teremos muito trabalho, mas tudo vale muito quando pensamos nos resultados que certamente virão!

Talvez o maior bem que um professor pode ajudar seu aluno a desenvolver seja a capacidade de descobrir o mundo, e a leitura também dá acesso as descobertas!

Boas leituras e ótimas publicações!






segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Escola Ecumênica - Shalom, Namastê, Axé, Amém, Graças a Deus e etc!


Caros,

Foto: QUANTAS CURTIDA ESSA PRINCESA MEREÇE ?

Quando vi essa imagem percebi que realmente precisamos ser ecumênicos nos ambientes escolares.

Há tempos quero escrever um artigo tratando deste assunto, pois vejo que ainda precisamos caminhar para ambientes que aceitem as diferenças em todas as instâncias.

Claro que esta matéria não servirá para publicação na escola, mas sim, para refletirmos nos momentos de reuniões pedagógicas e compormos projetos que atendam as demandas de cada localidade.

Quem sabe nascerão projetos que digam aos nossos alunos o quanto podemos ganhar com a aceitação do próximo independente de suas escolhas em relação às crenças.

Os convido para uma seção de lindos vídeos, que pedem a mesma coisa, o bem comum!





Depois de nossa linda seção de diversidade é hora de refletirmos!

Existe melhor ou pior, quando o assunto é a fé?

O importante é querer o bem comum?

Podemos conviver de forma harmônica?

A escola deve ser laica e não pregar qualquer tipo de religião?

Essas questões possuem respostas imprevisíveis e a temática proporcionará outras, inúmeras!

O importante é refletir de maneira intrapessoal para depois fazer colocações regadas de carinho, pois nós que somos Educadores, necessitamos do exercício de nossa Inteligência Existencial.

 






Acessem ao conteúdo completo da teoria das inteligências múltiplas  nas páginas das "Blogoficinas".

Enfim, essa proposta não é para divulgar um modelo, mas para construirmos conhecimento e com muita parcimônia prepararmos um roteiro de equipe.

Roteiro para agirmos de forma alinha, quando houver questões conflitantes, e até mesmo um modelo de projeto alinhado e aprovado pelas famílias. 

Precisamos alcançar o bem comum!

Namastê, Shalom, Amém, Axé, Graças a Deus e etc!


sábado, 20 de outubro de 2012

Professora Áurea - Os tempos do Magistério!

Caros Professores,

Lembrando-me do Magistério tenho que terminar esta semana de homenagens aos Professores falando  de Dona Áurea!


Exemplos e vivencias que nos foram doadas sempre com muita delicadeza, pois essa era a maior marca da Mestre da prática de ensino.

Aulas-passeio, projetos, literatura, escrita e outras formas para aplicarmos com os nossos futuros alunos.

A humildade que nos mostrava ao mesmo tempo que incentiva nossos talentos, marcou nossas formas de agir em sala de aula. Foi a única que me  disse que deveria escrever. 

Visitamos colégios montessorianos, bibliotecas, livrarias e outros cursos de Magistério!
Sempre havia algo novo para conhecermos nas aulas de prática!

Só poderia escolher uma música para Dona Áurea, claro que regada com um pouco de movimento!
Sigo seu exemplo nas reuniões pedagógicas que proporciono aos Professores que tanto me fazem crer que existe um sonho para sonharmos!

     


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Minha querida Professora Irene

Minha querida Professora Irene,

Quando falo de História nunca deixo de citar os momentos de aprendizagem que vivenciei em suas aulas. 
Tenho certeza que em meu processo de formação para o magistério sua parcela de contribuição foi muito significativa.

Lembro-me das minhas tentativas em tirar uma nota baixa em História, todas frustradas pela recusava que me dava. Foram muitas as tentativas de dizer não sei, mas bastava um desafio maior para que eu começasse a dizer o ponto inteiro.

Viajei aos lugares do passado por meio de suas aulas e todos ainda estão presentes em minha memória: Roma, Grécia, Fenícia, Pérsia, Hebreus e outros. 

Aprendi que há `Professores que são capazes de construir maravilhas apenas com a fala, por isso nem piscava em suas aulas.

Pois bem, você é muito conhecida nos lugares por onde andei!

Nessa passagem que é a vida sempre temos alguns alimentos, como me ensinou o Seu Odete, um poeta do Granjeiro, região de Juazeiro no sertão do Ceará, que de saudades dizia:

"Meu filho por onde eu for meu alimento  também é a saudade."

Graças a Deus


Num passe de mestre a Professora Irene conseguia fazer com que gostássemos de História, assim como gostávamos do Atari.

Mais um caso que merece destaque na semana dos mestres!

Ah, tem um vídeo em homenagem aos mestres que conheci nesses anos de reuniões pedagógicas, vou deixá-lo aqui e na barra lateral do blog.




Educador colunista

Caros Professores,


Mais um motivo para comemorarmos essa semana em grande estilo!

Destaco o blog do Professor Alberto Martins da Silva "AMS Educação", que além de dirigir uma escola, escreve um excelente blog e publica artigos em uma coluna de jornal.

Além do blog vocês poderão ler as notícias e artigos do Professor Alberto no site da Prefeitura de Parisi  onde atua como Diretor da escola municipal, e os artigos publicados no jornal "A Cidade - o jornal de Votuporanga."

Parabéns ao trabalho realizado pelo Professor Alberto e ao trabalho de sua equipe.


sábado, 13 de outubro de 2012

Num passe de mestre - Publicação das Professores da Educação Infantil em Santo Anastácio - SP


Caros Professores,


Faço questão de dividir o resultado dos trabalhos dos Professores de Santo Anastácio.

Os momentos de estudo e reuniões pedagógicas devem chegar aos alunos e,  na Educação Infantil temos que publicar e proporcionar momentos de muita atividade lúdica.

A vivencia que as crianças realizaram foram de grande valia e tenho certeza que muito prazerosas.

Acompanhem os vídeos dos momentos de publicação das crianças, um trabalho que foi um passe de mestre!







Parabéns aos Professores da Rede Municipal de Ensino de Santo Anastácio - SP.

Dá vontade de participar com as crianças!


Também disponibilizo o artigo que mostrou nossa semana de educação em julho, com muito movimento e folclore!




A Secretaria de Educação de Santo Anastácio realizou com apoio do Sistema UNO Público o Seminário de Educação divido em três dias de trabalho.

Agradeço pela oportunidade de conviver com profissionais dedicados que mostraram muito talento e carinho pela educação.


O primeiro dia contou com a participação das famílias e dos educadores da Rede.

Os gestores abriram o evento destacando a importância de uma escola aberta aos atores das comunidades e das parcerias na tarefa de educar. 


Realizei palestra aos presentes tratando do tema "Educar, criar e viver", destacamos os fundamentos das famílias atuais e dos pressupostos entre a parceira necessária envolvendo a escola também.

Vocês podem acessar ao conteúdo da palestra na página das blogoficinas.


Destacamos a importância das parcerias adotadas pelo Município e a evolução dos recursos que o interior de São Paulo vem proporcionando nas redes municipais de educação.


Nosso primeiro dia foi marcado pela presença de autoridades, pais, professores, gestores e parceiros.

Movimento necessário para que as ações educacionais possam acontecer e melhorar a qualidade, sempre.


Uma festa em sala de aula com psicomotricidade e PSICOPLOC!

A teoria vivenciada de maneira lúdica e adequada aos professores, que posteriormente adequaram aos seus alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.


Sorrir para trabalhar o eixo: movimento e desenvolvimento do convívio!


Vocês podem acessar ao conteúdo da oficina na página da blogoficina.

A dinâmica do psicoploc será publicada em uma postagem neste blog.


Nossa manhã seguiu com o trabalho prático e a primeira tarefa foi a de nos dividirmos em grupos, selecionarmos os brinquedos, instrumentos musicais, jogos e literatura para nossa atividade com movimento.



Um momento de explorar e identificar possibilidades para aplicação com os alunos, mas sempre de felicidade e novos desafios.


Explorar possibilidades também significa o movimento de criar e dividir as ideias em equipe.


Jogos e brinquedos resgatados do cotidiano para aplicação nos projetos.


As marionetes e as histórias que podem ganhar movimento com a gente.


O momento de conhecer os instrumentos musicais e suas possibilidades, sem preocupação inicial em tocá-los corretamente.


Os momentos primordiais de encaixar o movimento dentro dos conteúdos dos cursos, com planejamento e função didática.

Encerramos a manhã do segundo dia com a tarefa de elaborar apresentação para um seminário no terceiro dia.


Os trabalhos da tarde foram conduzidos pelo Professor Leonardo Azevedo que trabalhou com experimentos científicos.

Sugestões muito interessantes que despertaram o interesse, pois podem ser aplicadas em sala de aula e envolvem materiais de baixo custo.


Um prato com leite, tinta e detergente!


As cores se misturam por conta do detergente que reage e quebra a gordura do leite integral.

Tudo mostrado de maneira lúdica e muito instrutiva.


Iniciamos o terceiro dia com a apresentação dos projetos de cada grupo.

Um circuito trabalhando jogos cooperativos e competitivos foi apresentado pelo primeiro grupo que abordou questões motoras de maneira lúdica e muito divertida.


Bambolês para direcionar direita e esquerda, a prova que podemos adaptar e criar novos jogos, inclusive com a participação direta dos alunos.


Adaptação e novos recursos, as petes servem para várias funções, inclusive para coordenação motora ampla e fina.



Você já jogou boliche com estilingue?


Movimentando o corpo inteiro em equipe!


Uma dança com fitas que trabalha a matemática e a música.


As minhocas dançam, cantam e contam!




O segundo grupo apresentou a história do Boi e resgatou pontos do folclore com música e teatro.



O boi e seu guardião, além do desejo de sua esposa de comer uma língua de boi!



Uma decisão difícil! 


O curandeiro que tenta ajudar o boi!


O terceiro grupo abordou a música e os movimento em equipe.



Partindo de cantigas retiradas do material didático e transformando o pátio em uma banda que brinca de estátua, além de tocar instrumentos musicais.


O café, a vovó e o Brasil!


Uma mistura que deu liga e nos ensinou novas possibilidades.


O quarto grupo trouxa a Chapeuzinho Vermelho e resgatou um clássico das narrativas literárias com muito humor e movimento.



Uma menina que descobre que o perigo está onde menos se espera.


Encontro o lobo e descobre que ele também tem medo. 

Uma cobra assusta o lobo.


A vovó percebe que sua netinha está demorando e liga para ela de seu celular.



Movimentar, ler e reinventar! 


Na tarde do terceiro dia os professores assistiram os vídeos de Marta Khol tratando de filogênese, ontogênese, micro-gênese e sócio-gênese.

Vocês podem acessar aos vídeos no canal youtube da blogoficina

Os professores também confeccionaram os projetos que serão distribuídos aos participantes do seminário. 


Brincar é bom!
Brincar é o eixo norteador da Educação Infantil!
Brincar nos serve para toda a vida!
Brincando aprendemos, basta planejar antes!

Agradeço a oportunidade de poder conhecer pessoas criativas, comprometidas e muito inteligentes!