sexta-feira, 25 de maio de 2012

Musicando

Aprender a aprender exige desenvolvimento de habilidades!


A música e a história estão ligadas ao imaginário e as sensações que a criança busca por meio de novas experiências.
Quando observamos o trabalho dos contadores de histórias, notamos que quase sempre há uma música para marcar uma passagem ou descrever uma personagem.
Geralmente nossas relações com a musicalidade são breves. pois em nossa escola (tempos passados) ela não era muito privilegiada. Estou errado?
Portanto, há necessidade de nos desenvolvermos em relação ao aprender a cantar, dançar e tocar, e até mesmo de vivenciarmos os prazeres desse processo.
A sugestão de explorar as dicas e recursos dispostos nessa publicação e compor um workshop para o desenvolvimento a partir de nossas habilidades atuais.
Lembrando que competências não se constroem, elas são desenvolvidas por meio de novas situações:

a) Leitura e boas sugestões para sala de aula :

Clique no link para ler ou baixar a revista


b) Vídeos da contadores de histórias:

Sugestão: Assista aos vídeos e decore as músicas, em seguida escolha um instrumento musical (pandeiro, chocalho, apito etc.) e cante em frente ao espelho.
Deixe a vergonha de lado, pois você estará sozinho mesmo!
Quando achar que ficou legal, mostre para alguém que confie e peça opinião do que pode melhorar.
A única maneira de desenvolver-se é praticando!


c) Dinâmicas:

Pratique dinâmicas que envolvam música e ensaie com os alunos os passos, inclusive em contação de histórias.
As crianças precisam ouvir várias vezes a mesma história para interiorizar as cenas. Quando contamos algo, nós vemos as cenas em nossa mente ao mesmo tempo que falamos, por isso, a criança gosta e pede para contarmos novamente, e novamente...
Neste caso, as músicas tornam o processo mais dinâmico e prazeroso.

- Exercícios de teatro:

"Tac tic tac, tic tac, po pofe" 

Cante e marque o ritmo com os alunos em roda.
Após o aquecimento e aquisição da música, separe-os em duplas e solicite que um crie movimentos no ritmo da música e o outro copie.
Aumente cada grupo de duplas para trios e assim por diante, até todos realizarem o movimento que apenas um inventa.

D) Reuniões Pedagógicas

Sempre aprendemos em reuniões e oficinas, pois são workshops que permitem a troca e os caminhos da comunicação direta.
Mesmo que exitam os que falem que já sabiam, ou que ouviram piadas etc. 
Saímos com novas possibilidades de estudo e de uso do que vimos nos momentos de troca.
Aproveitem estes momentos!


- Algumas das oficinas de contação de histórias que realizei:

Guaratinguetá - SP

Leia a matéria completa na página "Musicando" em O Teatro Azul.






Texto e tecnologia - Reunião de Professores em Pitangueiras - PR

Caros,

Estive reunido com os Professores da Rede Municipal de Ensino de Pitangueiras no Paraná.

A equipe pedagógica como sempre muito comprometida executou de forma exemplar o projeto de construção de textos.
Iniciamos com o estudo dos requisitos para a leitura por fruição e o desenvolvimento da competência leitora.
Vocês poderão acessar aos slides das apresentações no tópico "Tipos Textuais" das blogoficinas.


Os gêneros de cada tipo textual foram discutidos e trabalhos por meio de dinâmicas para vivenciarmos sua utilização no dia a dia. Discutimos a importância dos modelos nos processos de comunicação direta e mediada.
Nosso foco em argumentação foi indicado pelo percentual de aproveitamento dos alunos, com base nos resultados do software Avalia do Grupo Santillana.
Partimos do material do Sistema Uno de Ensino para escolher os textos argumentativos presentes nas diversas áreas do conhecimento, e decidimos retirar nossas ideias do material de Ciências.
A proposta foi de ampliar e criar novas possibilidades de confecção de textos em projetos com os alunos. 


A pesquisa era obrigatória para aquisição de informações sobre o assunto, e a checagem das fontes com teor epistemológico dos produtos encontrados. Pesquisamos na biblioteca da escola e na rede (internet).
Foram horas de trabalho para composição dos textos e das apresentações, pois o projeto não era apenas para composição de textos escritos:

a) Composição dos textos em equipe (Escrito e apresentação oral);
b) Preparação de cartazes, folhetos e informativos;
c) Apresentação dos trabalhos em público;
d) Colagem do material no pátio, para leitura nos intervalos,
e) Publicação da matéria no blog.

Publicar é sem dúvida um estímulo aos alunos e foi também aos professores, pois quando mostraremos nossa produção ao público todos os cuidados aumentam.
O exemplo dos computadores que foram parar até dentro da sala de aula, com cabo de internet puxado da secretária. As soluções aparecem devido ao grau de entusiasmo e não por obrigação em fazer.
Isso é uma questão de cultura e hábito que as professoras já desenvolveram em outras ocasiões, realmente um exemplo!

Os momentos de apresentação revelaram temas e ideias muito produtivas, todas muito necessárias na aquisição de valores também:

1. A importância do uso de filtro solar: por que e como se proteger;
2. Preservação dos animais silvestres;
3. O lixo e as ações que são necessárias em nosso dia a dia;
4. Poluição sonora e visual: qual o nosso papel para melhorar.


Os alunos tiveram uma surpresa no dia seguinte, pois os trabalhos de seus professores estavam expostos no pátio da escola.
Certamente que os professores viram a curiosidade dos alunos e receberam os comentários dos pequenos leitores!

Publiquei está matéria no rol de reuniões "ON - Novas Tecnologias" e vocês poderão conhecer outras reuniões que unem recursos e práticas para o aprender a aprender com significado.



Aproveitem e verifiquem se sabem utilizar todos os comandos de pesquisa no Google.



Filmes para Educadores 2

Caros Educadores,

Indico mais alguns filmes com olhar para nossa atuação em sala de aula:

a) O Palhaço

Uma missão e não uma simples carreira!
Ele tenta mudar até de profissão e consegue comprar seu sonho de consumo (ventilador), mas seu coração toma outros rumos...



Esperança é o nome do circo e certamente aquilo que une o palhaço aos nossos sentimentos por educar: o amor e a missão!


b) Diamante de Sangue

As vezes o destino ensina e outras encontramos alguém que nos ensina.
Podemos buscar o conhecimento, mas não podemos passar nossas vidas sem ele.
Um pai ama incondicionalmente e será que consegue resgatar um filho relembrando valores vivenciados?

O que vale ao rico ocidente e quanto podem valer as lindas jóias em uma vitrine?
Você sabe a origem da palavra infantaria?


c) Cada um tem a Gêmea que Merece!




Um caso de bullying entre irmãos gêmeos, claro que com os apelos do cinema.
Depois de tanta filosofia, um filme para rir se conseguir e para olhar o lado bom que todos nós temos, sempre!





Boas seções e ótima pipoca (Pouco sal e sem manteiga!)

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Reunião de Pais em Paial - SC

Estive na linda cidade de Paial em Santa Catarina e aproveito para agradecer aos Gestores, Professores e Pais que participaram de nosso dia de conversas com quem gosta de ensinar!


Sempre é muito gratificante quando os pais comparecem quando chamados!
Falamos de valores, dos papéis da família e da escola, além de outros importantes assuntos para o educar.
Amamos tanto aos nossos filhos que faremos o correto para encaminhá-los ao desenvolvimento de todas as suas virtudes.


Agradeço também pela exuberante paisagem das terras do sul!
Sou um educador que vive agradecendo por conhecer pessoas interessantes e lugares exuberantes!
Graças a Deus!


A palestra Educar, criar e viver está disponível no novo ambiente das blogoficinas.


Dificuldades de Aprendizagem

Os saberes da Pedagogia e da Psicologia nos auxiliam no dia a dia em sala de aula, e as ações devem ser pautadas em decisões de todos da equipe pedagógica.


Este estudo sugeri reuniões para tomadas de decisões e abordagem adequada no ambiente escolar.
Destacando à importância da cautela e precisão na hora de abordar a família, o fundamento, a obrigatoriedade dos diagnósticos emitidos por equipes de especialistas e a preparação do educador para lidar com os alunos em sala de aula.


O professor deve conhecer e estudar os tipos de tratamento, assim como, privilegiar ações coletivas que possam abordar com todos os alunos da sala.
Quando contextualizamos ações dentro dos objetivos do curso que envolvem aos alunos de maneira coletiva, não rotulamos e seguimos com a proposta.
Ações especificas ocorrerão apenas após diagnósticos e orientações dos especialistas.


Lembramos dos exercícios básicos em sala, como checar se os alunos ouvem e enxergam bem, das ações de observação em relação aos problemas emocionais e outros fatores que podem ser momentâneos.
Destacando leituras e reuniões tratando das dificuldades de aprendizagem, elas devem ser preocupação de todos, mas com decisões maduras e tomadas apenas de maneira coletiva (Professor e Gestores):
Escola não emite diagnóstico prévio, ela ajuda a família no encaminhamento para o especialista;
Professor estuda o assunto e toma ações com cautela (Aprovação da equipe pedagógica);
A família é informada que há um problema, e ajudada no encaminhamento ao especialista;
O Especialista determina o processo para diagnóstico.

Este é um assunto polêmico, mas que deve ser pauta de reuniões pedagógicas. Evitá-lo não ajudará no tratamento em sala de aula e na escola.
O importante é o envolvimento correto dos profissionais, para que haja coerência e preparo no tratamento em benefício dos alunos.

Vocês poderão acessar aos estudos dispostos no novo espaço das blogoficinas.




quarta-feira, 23 de maio de 2012

A importância de saber quem é o seu leitor - 2ª medição

Caros Professores,



Publicar é importante e faz bem!
Saímos do mundo onde escrevíamos para corrigir ortografia e entramos no mundo em que podemos ter vez e voz.
A construção de textos é uma constante em melhorias para nossa comunicação e capacidade de escrever, mas na blogsfera (O mundo dos blogs) podemos ir além das questões gramaticais e do prazer em publicar.
Podemos trabalhar com estatística e direcionar os canais por tipo de assunto. Chegamos ao mundo da comunicação sem fronteiras em relação ao idioma.
Construo alguns blogs e os alimento aos poucos, isso requer continuidade e tempo, uma iguaria rara em nosso cotidiano. Também, escrever falando de educação, escola e áreas de estudo não proporcionam índices de audiência, com exceção da Khanacademy.
Portanto, fico feliz com o público que já lê estes blogs e tenho claro o objetivo de propor novos blogs de professores.  Construiremos juntos e ao tempo de cada um!

Os blogs somam 4632 pageviews distribuídos da seguinte forma:  

Exemplos:

a) Blog do Professor Leandro Martins

Medição de acessos

O Brasil representa 66,5% dos acessos, os Estados Unidos 23,4%, a Alemanha 4,3% e a Rússia 3,3%.
Portugal, Canadá, Reino Unido, Itália, Holanda e França somam 1,5% dos acessos e países como: Malásia, Argentina, Espanha, México, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Paraguai, Chile, Finlândia e Noruega somam 1% dos acessos.
O software do blogger aponta 3275 acessos e consigo visualizar apenas 3145, só consegui visualizar os demais países porque registro os acessos semanais separadamente.
Fica bem interessante notar que pessoas em outros países acessam continuadamente o material publicado.
Outro fator, é o número de acessos que cresce no Brasil, e acreditem que quando falamos em Educação, nem portais pagos e caros chegam a ter acesso perto de 1000 pageviews mensais.




Este blog é direcionado da página principal do blog do professor e também possui sua própria url.
O Brasil neste caso representa o grande número de acessos, porém novamente notamos que os E.U.A., a Rússia e a Alemanha seguem o padrão anterior em relação aos países que mais acessam.



Neste caso o Brasil fica com quase 100% do número de acessos.



Quando falamos em contação de histórias restabelecemos o padrão dos dois primeiros blogs.



Brasil e E.U.A. mantém um bom número de acessos.


Tenho certeza que verei novos blogs em ascensão e que trabalharei para melhorar estes, pois não importa o tempo e nem a qualidade inicial, mas sim, o que poderemos evoluir juntos.
Quando ouço falar de projetos de tecnologia por parte de pessoas que entendem, percebo que os projetos começam muito arrojados e que não atendem aos nossos conhecimentos iniciais na área.
Portanto, vale tentar ao seu tempo e com suas competências atuais. 
Estabeleceremos um exercício de progressão de competências e não um processo de cobrança de competências prontas.

Enfim, vamos criar e trocar ideias!
Aguardo os links dos blogs de vocês.

















sexta-feira, 18 de maio de 2012

Pensadores da Pedagogia

A troca de experiências começou 25 séculos antes do nosso!


Vídeo de Abertura

Uma reunião pedagógica para o estudo da História da Educação com foco no pensamento dos Grandes Pensadores da Pedagogia.
Este trabalho permite a integração entre o clássico e o moderno, porque utiliza recursos tecnológicos em prol da reflexão de nosso passado de construções na educação.



A primeira parte do projeto está publicada no novo ambiente das blogoficinas.


Algumas imagens de treinamento de professores para utilização de lousa digital e o estudo dos Grandes Pensadores em uma reunião que contextualizou para inovar e manteve o foco nos objetivos propostos.








terça-feira, 15 de maio de 2012

Educar, criar e viver

Caros Professores,

Sabemos que abordar aos pais em conversas necessárias para o educar bem, tornou-se um tarefa complicada diante dos afazeres do dia a dia e do interesse de cada familiar no desenvolvimento de seu filho.

Educar, criar e viver é uma reunião que apliquei em inúmeras instituições de ensino para contribuir com a necessária e lenta tarefa de sensibilizar a família. em relação ao seu papel no processo.



O carinho e o humor são os nortes de nossa conversa, mas não deixaremos de transmitir os recados necessários para que a família cumpra sua parte.


Vocês podem acessar o conteúdo da reunião na nova página das blogoficinas.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Revista para educadores

Caros,

A Editora Moderna publicou a Revista "Educatrix", com matérias interessantes para o cotidiano escolar.
O importante é que está disponível para leitura e também para download. Confira o link ao final do texto.
Separei algumas imagens de matérias que achei muito interessantes.
Espero que aproveitem a dica e repassem aos educadores de sua escola.




Link para acessar a revista:





Boa leitura e aproveitem novos caminhos para a socialização!

domingo, 13 de maio de 2012

Filmes para educadores

Caros Amigos,

Indico alguns filmes que acabei de assistir:

a) O Homem de Caridade

A obra de caritas em prol dos que necessitam de ajuda e o sentido de missão da vida de um homem.
Sem dúvida, nós educadores vivenciaremos momentos em que nos reconheceremos, claro que sem comparação, mas com o sentido da missão de nossa carreira.



Trailer do youtube

b) O filme do espíritos


As decisões da vida e a dedicação aos que precisam de nossa atenção. O filme promove um momento de reflexão e comparação com o filme anterior. 
Também é interessante ver a relação entre professor e aluno que transcende a sala de aula e chega aos fatos da vida.




Filme completo

c) O livro de Rute


Uma mulher que defende a sua família e consegue sobreviver em tempos difíceis.
Sabemos o quanto a instituição "Família" é importante no processo de educação e manutenção de nossa sociedade.
Educar é um processo que só a família consegue exercer, pois na escola contribuímos para isso, mas não podemos responder pela educação de uma criança. 



Trailer do youtube

d) Um parto de viagem


Depois de filmes longos que tal uma comédia que também ensina?
Sem dúvida a sublimação (Aceitação dos erros alheios) é um grande exemplo nesta comédia que emociona.



Trailer do youtube

Desejo boas seções e ótimas reflexões.
Vale pipoca com chocolate quente!