sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O Fundo do Mar em Tela Digital

MARTINS, Leandro Wendel - Cavalo Marinho - Tela Digital 2012.

O Projeto Tela Digital publicará novas coleções e ideias para que vocês possam escolher temáticas mais adequadas ao contexto do curso que ministram.

Esta semana o tema vem do fundo do mar e traz uma maneira divertida para abordar os animais que habitam os mares e sua importância para o equilíbrio ambiental.

MARTINS, Leandro Wendel - Tubarões - Tela Digital 2012

Representar por meio da arte e explorar a publicação dos trabalhos valorizará o conteúdo estudado. Sabemos que o desenvolvimento de habilidades depende diretamente do comando do professor, então o encaminhamento trará o norte necessário ao seu projeto.

Os relacionamentos com os valores são favorecidos em relação aos animais marinhos e a forma ética no tratamento dos motivos para preservação, bem como, atitudes do cotidiano que podem contribuir com este processo.

MARTINS, Leandro Wendel - O Pescador - Tela Digital 2012.

Aproveitem o restante das imagens da coleção (Clique no logo do Tela Digital para acessar).

As publicações sempre trarão uma ideia que permite plena adaptação ou nova criação do professor, desta forma, não desviarão o foco e o andamento de seu curso.



Netiqueta - Você é fino na hora de escrever e-mails?


Caros Professores,

Vocês sabem o que significa o termo “Netiqueta”
Pois bem, “Net” (Significa rede em inglês) e “etiqueta” (Conjunto de normas de condutas sociais).
A edição número 34 da revista Língua Portuguesa publicou uma matéria tratando da linguagem do correio eletrônico.
Os especialistas Luiz Roberto Wagner e Djenane Sichieri Wagner Cunha escreveram sobre a cultura das mensagens enviadas via e-mail e considero o teor importante aos encaminhamentos em sala de aula.
Autoria, autoestima e criatividade em reflexões que destacam alguns exemplos das mensagens enviados atualmente pela rede.
Quando os autores tratam dos escritores que assinam algumas das mensagens que recebemos diariamente a curiosidade aumenta, pois Luis Fernando Verissimo, Fernando Pessoa, Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade.  Arnaldo Jabor, Freud e Charlie Chaplin escreveram ou até escrevem pensamentos ilustres:
“Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste.” (Atribuída a Sigmund Freud)
No caso da autoestima, basta sentir-se só e poderá tomar uma Cápsula da Felicidade: “Um coração alegre faz tão bem quanto um remédio.”
O artigo ainda trata da linguagem inadequada em mensagens e das mensagens em power point com imagens e músicas exóticas.
Link para o arquivo digital da revista:
Quando tentei abrir não consegui, mas disponibilizei como referência, pois o problema pode ser em meu computador.
Será muito interessante utilizar o artigo como fonte de reflexão com seus alunos na hora de produzir mensagens.
A escola deve preparar para o futuro e certamente muitos de seus alunos estarão em empresas que cobrarão mensagens bem escritas ou dentro de um padrão.
Por fim, destaco a importância do tempo gasto com apresentações que levam imagens da natureza e músicas que fazem dormir. O tempo de quem escreve e de quem recebe ou replica a mensagem.




terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Projeto Carnaval - As Missangas

Caros Professores,

A quarta parte do Projeto Carnaval sugere a criação com missangas no power point ou com peças compradas nas casas de armarinhos.


A Destaque

Essas peças foram criadas em power point 7 e desenhadas por peça, parecido com o processo do Tela Digital
São mesmo colocadas uma a uma até a composição da figura.


O Palhaço

O importante e deixar que os alunos criem suas personagens e se quiser poderão utilizar estas como referência.



O Primeiro Ritmista 

Vocês ainda podem valorizar os instrumentos musicais e se os tiverem trabalhá-los em sala de aula, neste caso, o tamborim.



O Segundo Ritmista

Mesmo que não tenham os instrumentos da bateria podem gravar ou separar das músicas para que os alunos ouçam. 
Também vale verificar se algum pai ou profissional da escola toca algum instrumento. O Projeto Politico Pedagógico deve prever um questionário com as famílias e profissionais da escola, e se isso foi feito vocês rapidamente descobriram se há pessoas que podem ajudar.
Vai que encontram alguém que toca surdo.


Clique na imagem e conheça as outras personagens.


História do Carnaval - Projeto Carnaval

Caros Professores,

O Teatro Azul apresenta a História do Carnaval, uma apresentação para você iniciar o projeto em sua escola.


Serão expostas várias sugestões para preparação da turma antes das criações e uma delas é o estudo da história, pois isso ajudará na fundamentação e significação do motivo deste trabalho.



São trinta e três slides para uma apresentação de no máximo meia hora com sua turma.
A dinâmica de sala de aula em nossos tempos exige que mudemos nossas maneiras de abordagem de um assunto constantemente, ou seja, meia hora está de bom tamanho.
Depois, vocês poderão deixar o material para consulta dos alunos.



O fator interdisciplinar fica por conta do professor, que adequará o projeto ao conteúdo previsto no curso.
Neste caso podemos destacar algumas áreas de conhecimento que ficam nítidas nesta etapa: História, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática, Arte e Música.


Acesse o link e boa viagem ao mundo do Ala, Ala, Ala, meu bom Ala...






domingo, 19 de fevereiro de 2012

Projeto Carnaval - Vídeos dos antigos carnavais!

Caros professores,

A segunda etapa de nosso projeto é a pesquisa.

Depois de ler o exemplo de enredo de Sabará Terra do Ouro, é interessante conhecer outros carnavais e toda a diversidade da festa:


Carnaval na década de 50 no Rio de Janeiro


Lembrando Adoniran

Acesse o link e leia o "Projeto Carnaval" em "O Teatro Azul".


sábado, 18 de fevereiro de 2012

Caros Professores,

Publiquei esta semana diferentes formas de contar e criar histórias no projeto "Tela Digital" e o carnaval é uma das exposições contempladas.
Resolvi contar um pedaço da história do carnaval, ou melhor, montar um pequeno guia de pesquisa ao mesmo tempo em que conto.

Imagens do Carnaval de São Paulo 2012.

Essa história será publicada com o guia na página "Contando Histórias" na blogoficina O Teatro Azul.

O roteiro conta com um workshop para que seu projeto vire um ótimo enredo:

O Carnaval no Brasil e no Mundo:
http://g1.globo.com/

Noticias e guia de sites das escolas de samba:
http://www.beija-flor.com.br/2012/index.html

Canal Youtube com vídeos e documentários:
http://www.youtube.com/watch?v=4CTVXdcGyUU&list=FLB-94fY23iru9yPsjc5rW_A&index=1&feature=plpp_video

Pesquisa - História do Carnaval
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-carnaval/historia-carnaval.php


Espero que sirva como guia de pesquisa e que forneça um pouco da história do carnaval.

O Importante é oferecer subsídios para um projeto belo e muito bem amparado. Lembrando que tudo deve ser contextualizado e adaptado aos diversos cenários escolares.

A adequação em relação aos recursos possíveis e faixa-etária são etapas também obrigatórias.

Passe por lá e confira!




sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Semba e samba, raiz é cultura!


Caros Professores,

Nossa cultura deve superar preconceitos e atender aos requisitos do respeito à diversidade.

Hoje é carnaval e que tal?

Respeitar e aplaudir esse povo guerreiro que nos faz viajar em um imenso e lindo cruzeiro.

Um arco-íris de gente que brilha e sorri.  

Faço questão de publicar neste blog projetos e notícias que valorizem nosso carnaval exaltando os pontos interessantes dessa festa denominada: A maior festa do Mundo!



Lá do Anhembi quero ter ideias, curtir, sambar e sorrir no meio da minha gente, o povo (nós)!

Quem é educador gosta de gente e quer ficar onde a gente está. Garanto que hoje alguns milhares passarão por lá.




Datas comemorativas também incluem o Carnaval!



Incluem também as pessoas que fizeram história e nos deram um pouco de sua imensa criatividade!


Essa festa aborda nossa cultura, ficção e muita história boa... As vezes basta pararmos e ler, ver e ouvir para nos surpreendermos com tanta cultura inserida  no carnaval.


Revela artistas que trabalham muito para suas criações brilharem por minutos.


1- Camisa Verde e Branco
Samba-Enredo: “É o amor”
2- Império da Casa Verde
Samba-Enredo: Na ótica do meu império o foco é você
3- X-9 Paulistana
Samba-Enredo: Trazendo para os braços do povo o coração do Brasil, a X-9 Paulistana desbrava os sertões dessa gente varonil!
4- Vai-Vai
Samba-Enredo: “Mulheres que brilham”
5- Rosas de Ouro
Samba-Enredo: O Reino dos Justus
6- Acadêmicos do Tucuruvi 
Samba-Enredo: “O esplendor da África no reinado da folia”
7- Mancha Verde
Samba-Enredo: Pelas mãos do mensageiro do axé a lição de Odú Obará: A humildade”
_________________________________________

Trazem enredos ricos e bem pesquisados e conseguem algo que ainda não temos plenamente na escola. Conseguem atenção!

Obará não gosta que digam muito o seu nome. Mas o corintiano aqui gostou do enredo da Mancha Verde, pois a história de Obará é muito boa para construção de valores.

Abóboras desprezadas que trazem fortuna ao ser humilde que as aceitou como presente. Escrevo um livro sobre isso!

Diversidade e paz, porque é carnaval e que tal?


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Freud em Tela Digital & Faces em sua Tela Digital

Caros Professores,

Vídeo de abertura do projeto, como exemplo de criação para professores e alunos dos produtos para uma exposição. Se preferir assista pelo canal youtube.



Há coisas que só Freud explica e outras que só Freud pintou!

Claro que um era avô e o outro o neto.  

Lucian Michael Freud (Berlim8 de dezembro de 1922 - Londres20 de julho de 2011) foi um pintor nascido na Alemanha e naturalizadobritânico em 1939[1].

Apesar da indicação de não cobertura de todo o artigo a Wikipedia ainda traz uma ótima referência do Artista.



Suas obras valorizavam as pessoas que retratava em cenas do cotidiano, mas vale para o ambiente escolar a seleção do que será adequado apresentar aos alunos.

A primeira parte dessa exposição do Tela Digital sugeri o estudo das obras e da história de Lucian Freud. O importante e embasar os alunos antes do trabalho de apreciação e leitura das obras.

Para que isso ocorra de maneira concreta e que a vivência seja real, sugiro um "WEBPASSEIO" (Um tour virtual por museus e blogs que expões obras do pintor).

Alguns links trazem Realismo demais e a moderação será necessária:





Claro que a maioria dos links são realmente mais adequadas aos professores, ou requerem avaliação prévia em relação ao que será exibido aos alunos.



O segundo momento que pode ser regado com releituras das obras do pintor ou com livre criações dos alunos.

Na mostra da coleção "Faces" a proposta de trabalho evolve alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A criação de textos verbais (Orais e pequenos textos escritos) e não verbais, por meio de uma dinâmica interdisciplinar e que envolva a publicação.

MARTINS, Leandro Wendel - Saara - Tela Digital 2012

Neste contexto os alunos criarão arte dentro de suas capacidades e com a finalidade de construírem uma exposição. O estudo de outros artistas e de como ocorreram suas exposições permitirá a construção de base para organizarem uma exposição com auxilio (Mediação) do professor.


MARTINS, Leandro Wendel - Cara limpa - Tela Digital 2012.

As faces podem ser produto de criação ou até mesmo retratos, tudo dependerá das habilidades que os alunos já possuem em relação ao desenhar e retratar. 

Sempre é necessário relembrar que nos dias de hoje a arte é para ser vivida (Criada) e não apenas copiada como fazíamos no passado. As técnicas são importantes e validas, mas o objetivo principal deste projeto é desenvolver o gosto pela apreciação artística, o hábito de valorizar passeios culturais, a capacidade criar e finalizar projetos, a competência leitora, o empreendedorismo e o prazer de criar, pintar e publicar.


MARTINS, Leandro Wendel - Tristão - Tela Digital 2012.

O importante não é ser melhor ou igual ao artista, mas ser capaz de criar, tentar e reinventar seus próprios limites.

Vocês poderão ler mais sobre está etapa do Tela Digital na blogoficina "O Teatro Azul" na página "Outras formas".

Lá além de outras telas de Freud vocês encontraram mais telas da coleção Faces, quase tão boas quanto... muitos risos e muita pintura!




quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Contando Histórias com muito prazer!

Caros Professores,

Estive na Cidade de Parisi em São Paulo e além do trabalho com jogos matemáticos realizamos um exercício de contação de histórias.
Os professores mobilizaram recursos e criaram histórias ricas, tudo muito bom de ver e ouvir!



O primeiro grupo utilizou máscaras e fantoches. A abelha picou o lobo que era alérgico e o pobre passou um sufoco...





O Segundo grupo utilizou fantasias e o coelho deu um show em sua performance...


Já o terceiro grupo, aproveitou para nos oferecer uma linda história contada em um teatro de fantoches...

Tudo isso para trabalharmos a leitura por fruição (ler pelo prazer de ler), claro que aproveitarmos a oportunidade de publicação. Nosso livro saiu do papel e ganhou vida pelos corredores da escola, tudo isso com fantasias, fantoches e muita criatividade na sala, no corredor e até na sala dos professores.

Se quiser ler um livro que sai do papel, passe em Parisi ou faça uma história em sua escola!

Abraços e boa leitura,

Professor Leandro Wendel Martins.



A Sala de Aula do Século XXI - Exemplo de Salmam Khan

Caros,

Se você leu a reportagem da Veja com o título: O MELHOR PROFESSOR DO MUNDO, provavelmente se perguntou se isso não é um tanto quanto utópico.


Link para o conteúdo digital da Veja:  http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx

No entanto para quem pesquisa e produz conteúdo digital essa perspectiva é aceita, pois o professor não se resume ao portal, mas o que ele pode significar enquanto recurso atrativo e principalmente eficiente.
Indico a leitura da matéria e a navegação pelo portal "KHANACADEMY".

Exemplo do controle de sua árvore de exercícios do portal

Fiquei muito feliz ao saber que já existe um educador com audiência espetacular no mundo digital, pois as blogoficinas não pretendem ter a mesma audiência do Khan, mas são um ambiente virtual para formação continuada de educadores. 

Tanto que publiquei na blogoficina "ON" na página "Pequisando" a continuação da exploração dos recusos da Khan Academy. 

Utilizei alguns recursos e garanto que vão além da matemática. Tenho convicção que em se tratando de novas tecnologias é muito melhor explorar do que apenas ler matérias.

Então, aproveite e passe na blogoficina antes de explorar o recurso. 
Lá você poderá aprender a traduzir as páginas do portal e ler tudo em português.







terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Encontros Pedagógicos - Tecnologia quase invisível

Caros Professores,

Tive o prazer de estar com a excelente Equipe Pedagógica do Município de Pitangueiras no Paraná.
Realizamos um exercício de imersão em planejamento, tratando de planos de aula com contextos bem dinâmicos.


As propostas de trabalho com Língua Portuguesa e Matemática ocorreram com a utilização de recursos tecnológicos que são quase invisíveis.
Jogos em madeira, de cartas e metal: Recursos com tecnologia artesanal, que são inovadores e permitem o trabalho de maneira concreta e físico-cinestésica com os alunos.
Nós analisamos e exploramos estes recursos compondo aluas interessantes e muito instrutivas.


Previmos o futuro (Planejamos) destacando os conteúdos (Atitudinais, procedimentais e conceituais) com base nos PCNs e no material didático utilizado. Contextualizamos para fornecer uma aluna instrutiva que desenvolverá habilidades e proporcionará a vivência de valores.

O estudo do material didático ligado aos jogos ocorreu para vivenciarmos os momentos em que eles podem ser instrutivos em relação aos objetivos de cada curso e aula. 
Exploramos e vivenciamos o prazer do jogo em equipe e a curiosidade de vencer desafios diferentes da cópia e das fórmulas.


Na composição do plano de aula o trabalho mais frutífero: Descobrir que dá certo preparar momentos e atividades além de exercícios tradicionais, e descrever no encaminhamento metodológico as etapas e funções de cada item do plano.
Obviamente o tempo (Minutagem) foi um fator muito bem resolvido quando tratamos do brincar para aprender.

O momento do contar histórias e trabalhar a leitura por fruição foi prazeroso e as professoras apresentaram ótima performance nas apresentações.

Contudo, percebemos que uma reunião pedagógica é mais prazerosa quando há o sentido de equipe e que a tecnologia pode existir na madeira, no livro e na atitude das pessoas.

Abraços e boas reuniões,

Professor Leandro Wendel Martins.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Abstraia em Tela Digital




A coleção Abstraia do Tela Digital é a terceira sugestão de trabalho que poderemos oferecer aos nossos alunos.
Quando falamos em leitura de imagens criamos uma ponte entre o que o autor criou e o leitor interpretou.
A sugestão do Abstraia é justamente fomentar a inspiração dos alunos para contar uma história por meio   de uma imagem e praticar leituras com as imagens que produziram.




A Blogoficina "O Teatro Azul" publicou na página "Outras formas" as sugestões de trabalho com o projeto Tela Digital.

São sugeridos softwares para PC e Tablet como formas de criação para os trabalhos de pintura, mas o professor poderá utilizar formas convencionais, pois o objetivo é trabalhar a criação artística com a produção de leituras e textos (Verbais e não verbais).


Banner Abstraia

A coleção apresenta telas que não possuem nomes. Isso ocorre para que os alunos possam interpretar sem  nenhuma influência.
Criar, observar e descrever sua interpretação da imagem na primeira etapa e contar uma história incluindo a imagem na segunda etapa.


Telas da Coleção Abstraia

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.


MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.


MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.




Visite "O Teatro Azul" e leia sugestões para contar e contar histórias

Abraços,

Professor Leandro Wendel Martins